fbpx

WAF- Web Firewall Aplication, o que é, para que serve e como melhora a segurança de sua empresa

WAF Web Firewall Aplication

WAF- Web Firewall Aplication, o que é, para que serve e como melhora a segurança de sua empresa

Qualquer estrutura digital, como redes ou mesmo sites e aplicações web, estão constantemente sendo alvo de possíveis ataques. Quanto mais protegidas elas estiverem, mais facilmente serão evitados problemas. Neste sentido, a WAF- Web Firewall Aplication é uma solução muito eficiente para melhorar a segurança de qualquer empresa que tenha qualquer tipo de aplicação web.

Baixe agora mesmo o E-book gratuito

Segurança de dados para empresas

 

O que é WAF-Web Firewall Aplication?

 

Uma WAF, ou Web Application Firewall, é uma solução que cria uma “barreira”, ficando entre as aplicações, como sites, aplicativos ou sistemas web e o restante da rede.

 

Leia também: Proteção contra ataques DDoS para sua empresa

 

Desta maneira, ele bloqueia o servidor contra-ataques de Hackers, DDoS, spammers, injeções SQL e outros tipos de ataques web.

Para qualquer empresa que tenha aplicações robustas online, como sites, servidores, e-commerces, aplicativos ou até mesmo sistemas web, é fundamental contar com o WAF.

 

Quais as aplicações e vantagens do WAF- Web Firewall Aplication?

 

  • Segurança

Naturalmente, a grande vantagem da Web Firewall Aplication é a questão da segurança. A WAF permite bloquear grande parte dos ataques que uma aplicação recebe. Como ela bloqueia justamente o tráfego, ela não permite que os invasores tenham acesso a pontos críticos, evitando injeções de conteúdo danoso, roubo de dados até negação de acesso (DDoS).

 

Leia também: Monitoramento de segurança de redes, como ele pode prevenir ataques em sua empresa

 

Pense na WAF como uma barreira muito forte e alta, contra ataques dos mais variados. Ela permite que  grande parte dos ataques seja neutralizado, antes mesmo de entrar na rede ou em contato com o tráfego direto do servidor.

  • Escalabilidade

Outra grande vantagem da WAF é que ela é escalável. Para grandes estruturas, como data centers, isso traz um grande ganho de produtividade, mantendo elevados níveis de segurança.

 

  • Aplicações variadas

O WAF tem aplicações em diferentes cenários WEB. Por exemplo, é possível executar e instalar um WAF em uma aplicação de rede, em um server na nuvem ou até mesmo em um plug-in de servidor.

Desta maneira, a WAF permite uma aplicação direta em diferentes cenários. Se somarmos ao fato de que esta é uma aplicação altamente escalável, teremos uma solução completa e ampla de segurança.

 

Leia também: Mitigação de ataques DDoS, como ela vai proteger sua rede

  • Economia de tráfego e infraestrutura

Como a WAF reduz grande parte dos acessos inválidos e maliciosos, há uma melhora considerável na qualidade do tráfego que a aplicação recebe. Desta maneira, há uma redução na quantidade de tráfego, pois cada acesso é real.

Neste sentido, a infraestrutura acaba sendo muito menos sobrecarregada e acaba tendo um desempenho muito melhor. Isso acaba trazendo uma grande economia em escala.

 

  • Adaptabilidade e proteção de dados

Como a WAF é uma aplicação altamente customizável, é possível otimizar sua implementação de acordo com as reais necessidades de cada empresa.

Desta maneira, teremos um aumento na proteção de dados, até pelas melhorias implementadas na segurança dos bancos de dados, sem prejudicar o desempenho da aplicação ou do servidor.

 

A WAF- Web Firewall Aplication é uma solução altamente importante para qualquer empresa que busca segurança contra ataques.

Ela faz parte de um sistema amplo de segurança, mas é uma das bases de controle.

A Everest Ridge é especialista em segurança de dados e pode ajudar sua empresa a ter muito mais eficiência neste segmento.

Entre em contato conosco para conhecer mais sobre nossas soluções.

Deixe uma resposta