fbpx

WAF- Web Firewall Aplication, o que é, para que serve e como melhora a segurança de sua empresa

waf web firewall

WAF- Web Firewall Aplication, o que é, para que serve e como melhora a segurança de sua empresa

Qualquer estrutura digital, como redes ou mesmo sites e aplicações web, estão constantemente sendo alvo de possíveis ataques. Quanto mais protegidas elas estiverem, mais facilmente serão evitados problemas. Neste sentido, a WAF- Web Firewall Aplication é uma solução muito eficiente para melhorar a segurança de qualquer empresa que tenha qualquer tipo de aplicação web.

O que é WAF-Web Firewall Application?

O WAF-Web Firewall Application nada mais é do que um software de segurança, cujo objetivo é monitorar, filtrar e bloquear pacotes de dados que são transferidos para uma aplicação online. Ele ajuda a proteger aplicações Web ou APIs contra diversas ameaças que afetam a disponibilidade, a segurança e os recursos, como os ataques DDoS, Aplicações híbridas, Inteligência de IP, entre muitas outras.

Além dessas ameaças, o WAF-Web Application Firewall também oferece proteção contra os ataques de XSS(Cross-site Scripting) e injeção de SQL. Isso é possível devido ao monitoramento constante que esse software realiza, mitigando ameaças em tempo real.

Para o seu funcionamento, o WAF-Web Application Firewall é implantado através de um Proxy, e é baseado em uma rede, host ou em uma nuvem. Ele realiza uma inspeção constante do pacote de dados, e é utilizado para filtrar o tráfego danoso, usando uma base de regra para analisar a lógica dos aplicativos Web.

Com a sua ajuda, toda a equipe de TI consegue ter uma visão ampla dos recursos e das ameaças que podem indisponibilizar os serviços da empresa no ambiente digital.

Quando sua instalação é feita de forma local, ele é hospedado no host e é integrado no código do aplicativo. No caso da instalação em nuvem, ele é implantado em uma base de assinatura e necessita de uma alteração de DNS para que possa realizar o desvio do tráfego.

Quais os tipos de WAF existentes?

Como vimos, o WAF pode ser executados de maneiras diferentes, de acordo com as necessidades e preferências do usuário, e iremos detalhar esses tipos:

WAF de rede: geralmente baseado em hardware, esse modelo é instalado localmente, e normalmente é gerenciado como um serviço, de forma bastante simples e rápida. Por contar com um conjunto central de assinaturas e opções de configuração, ele pode proteger diversas aplicações com facilidade. Esse tipo de WAF costuma apresentar o maior custo, tanto de hardware quanto para contingência de energia e links redundantes de internet.

WAF de host: por ser totalmente baseado em software, esse modelo permite incluir opções de personalização com um custo reduzido, permitindo a integração com o código do próprio aplicativo. O seu gerenciamento é um pouco mais desafiador do que o WAF de rede, pois para o seu funcionamento é necessário ter bibliotecas locais, um ambiente compatível (net ou Java) e precisam de recursos de servidores locais.

WAF na nuvem: essa solução é bastante prática para os usuários, pois são, geralmente, gerenciados pelos provedores do serviço. Eles disponibilizam uma interface de configuração que é adaptada às necessidades de cada cliente. Como o seu funcionamento se dá por meio da nuvem, a sua implantação é facilitada e permite uma alta escalabilidade.

20

Quais as aplicações e vantagens do WAF- Web Firewall Aplication?

 

  • Segurança

Naturalmente, a grande vantagem da Web Firewall Aplication é a questão da segurança. A WAF permite bloquear grande parte dos ataques que uma aplicação recebe. Como ela bloqueia justamente o tráfego, ela não permite que os invasores tenham acesso a pontos críticos, evitando injeções de conteúdo danoso, roubo de dados até negação de acesso (DDoS).

 

Leia também: Monitoramento de segurança de redes, como ele pode prevenir ataques em sua empresa

 

Pense na WAF como uma barreira muito forte e alta, contra ataques dos mais variados. Ela permite que  grande parte dos ataques seja neutralizado, antes mesmo de entrar na rede ou em contato com o tráfego direto do servidor.

  • Escalabilidade

Outra grande vantagem da WAF é que ela é escalável. Para grandes estruturas, como data centers, isso traz um grande ganho de produtividade, mantendo elevados níveis de segurança.

 

  • Aplicações variadas

O WAF tem aplicações em diferentes cenários WEB. Por exemplo, é possível executar e instalar um WAF em uma aplicação de rede, em um server na nuvem ou até mesmo em um plug-in de servidor.

Desta maneira, a WAF permite uma aplicação direta em diferentes cenários. Se somarmos ao fato de que esta é uma aplicação altamente escalável, teremos uma solução completa e ampla de segurança.

 

Leia também: Mitigação de ataques DDoS, como ela vai proteger sua rede

  • Economia de tráfego e infraestrutura

Como a WAF reduz grande parte dos acessos inválidos e maliciosos, há uma melhora considerável na qualidade do tráfego que a aplicação recebe. Desta maneira, há uma redução na quantidade de tráfego, pois cada acesso é real.

Neste sentido, a infraestrutura acaba sendo muito menos sobrecarregada e acaba tendo um desempenho muito melhor. Isso acaba trazendo uma grande economia em escala.

 

  • Adaptabilidade e proteção de dados

Como a WAF é uma aplicação altamente customizável, é possível otimizar sua implementação de acordo com as reais necessidades de cada empresa.

Desta maneira, teremos um aumento na proteção de dados, até pelas melhorias implementadas na segurança dos bancos de dados, sem prejudicar o desempenho da aplicação ou do servidor.

 

A WAF- Web Firewall Aplication é uma solução altamente importante para qualquer empresa que busca segurança contra ataques.

Ela faz parte de um sistema amplo de segurança, mas é uma das bases de controle.

A Everest Ridge é especialista em segurança de dados e pode ajudar sua empresa a ter muito mais eficiência neste segmento.

Entre em contato conosco para conhecer mais sobre nossas soluções.

Conheça nossas soluções de Storage! Clique na imagem abaixo.

Sim!
Fale conosco!
Olá! Podemos te ajudar?