PRODUTO
Tratamento de Peering
Tratamento de Peering
Considerado uma das ferramentas fundamentais do mundo digital.
Com as transformações da Internet ao longo dos anos, novas estruturas surgiram: código aberto, telefonia via Internet, plataformas globais, entre outas. O peering é considerado uma das ferramentas fundamentais do mundo digital.
O peering é a troca de tráfego entre duas ou mais redes separadas que possuem um benefício mútuo. Isso permite a transferência e troca de dados mais rapidamente, utilizando caminhos de rede mais diretos, curtos, econômicos e eficientes.
Essa interconexão não significa necessariamente que as redes envolvidas tenham um acordo explícito. Além disso, nenhuma das partes envolvidas paga pelo tráfego trocado, com exceção do peering pago, que é menos comum.
Como funciona o Peering
A essência da internet é formada por redes autônomas e separadas, sendo que cada uma das redes utiliza estrutura comum: Roteamento global BGP (Border Gateway Protocol) e endereçamento IP exclusivo. Usando essa estrutura, qualquer usuário da internet se conecta a outro usuário, usando uma rede por meio de uma conexão com peering.
O peering está por trás de processos simples na internet, desde um carregamento de página, o acesso a um site. O peering está por trás de processos simples na internet, desde um carregamento de página, o acesso a um site.
Para fazer a configuração do peering com outra rede, é preciso negociar um tratamento com essa rede para trabalhar a conexão entre as duas.
Tipos de Peering
Para que haja uma conexão de peering, as duas redes precisam estar conectadas entre si. Para isso, há 4 formas:
Peering público
Opção mais popular e eficiente, é feito pela troca de internet (IXP), utilizando um ou mais switches.
Peering privado
Envolve 2 redes com roteadores no mesmo prédio e um cabo direto ponto a ponto entre eles. As interconexões desse modelo são a maioria do tráfego na Internet, principalmente entre as maiores redes.
Peering parcial
O tráfego de rede é trocado apenas numa área do globo.
Peering pago
Tipo menos utilizado e precisa de uma rede que pague a outra para participar do tratamento.
Benefícios do tratamento de Peering
O tratamento de peering tem múltiplos benefícios, tais como:
- Redução de custo de trânsito IP
- Melhor experiência do usuário
- Melhora do uso da rede
- Redução de congestionamento de rede
- Controle total sore o fluxo de tráfego
- Aumento da qualidade do desempenho da Internet
- Maior resiliência da rede
- Maior capacidade de largura de banda