PRODUTO

Tratamento de Peering

O peering é a troca de tráfego entre duas ou mais redes separadas que possuem um benefício mútuo.

Tratamento de Peering

Considerado uma das ferramentas fundamentais do mundo digital.

Com as transformações da Internet ao longo dos anos, novas estruturas surgiram: código aberto, telefonia via Internet, plataformas globais, entre outas. O peering é considerado uma das ferramentas fundamentais do mundo digital.

O peering é a troca de tráfego entre duas ou mais redes separadas que possuem um benefício mútuo. Isso permite a transferência e troca de dados mais rapidamente, utilizando caminhos de rede mais diretos, curtos, econômicos e eficientes.

Essa interconexão não significa necessariamente que as redes envolvidas tenham um acordo explícito. Além disso, nenhuma das partes envolvidas paga pelo tráfego trocado, com exceção do peering pago, que é menos comum.

Como funciona o Peering

A essência da internet é formada por redes autônomas e separadas, sendo que cada uma das redes utiliza estrutura comum: Roteamento global BGP (Border Gateway Protocol) e endereçamento IP exclusivo. Usando essa estrutura, qualquer usuário da internet se conecta a outro usuário, usando uma rede por meio de uma conexão com peering.

O peering está por trás de processos simples na internet, desde um carregamento de página, o acesso a um site. O peering está por trás de processos simples na internet, desde um carregamento de página, o acesso a um site.

Para fazer a configuração do peering com outra rede, é preciso negociar um tratamento com essa rede para trabalhar a conexão entre as duas.

Tipos de Peering

Para que haja uma conexão de peering, as duas redes precisam estar conectadas entre si. Para isso, há 4 formas:

Peering público

Opção mais popular e eficiente, é feito pela troca de internet (IXP), utilizando um ou mais switches.

Peering privado

Envolve 2 redes com roteadores no mesmo prédio e um cabo direto ponto a ponto entre eles. As interconexões desse modelo são a maioria do tráfego na Internet, principalmente entre as maiores redes.

Peering parcial

O tráfego de rede é trocado apenas numa área do globo.

Peering pago

Tipo menos utilizado e precisa de uma rede que pague a outra para participar do tratamento.

Benefícios do tratamento de Peering

O tratamento de peering tem múltiplos benefícios, tais como:

Tratamento de Peering
na Everest Ridge

Expandir o tratamento de peering é um esforço contínuo que toda empresa deve fazer. Com ele, é possível melhorar o acesso e o desempenho de rede do seu negócio. Para saber mais sobre esse serviço e outros, fale com nossos consultores.