Topologia de redes físicas, como o redesenho pode ajudar

Topologia de redes físicas, como o redesenho pode ajudar

As redes físicas são fundamentais para empresas de diferentes setores. Elas podem ser internas ou externas (como no caso das empresas de venda de acesso à internet). Independente da situação, a topologia é fundamental para a otimização do desempenho. Pequenos problemas como pontos de gargalo de tráfego ou sinal deficitário podem dificultar o funcionamento da mesma e trazer prejuízos para as empresas.

A topologia de rede é o canal no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de uma rede de computadores. Essencialmente, é a estrutura topológica, e está dividida em duas categorias: física ou lógica. Há várias formas nas quais se podem organizar a interligação entre cada um dos nós (computadores) da rede.

A topologia física é a verdadeira aparência ou layout da rede, representa como as redes estão conectadas e o meio de conexão dos dispositivos de redes (nós ou nodos). A forma com que os cabos são conectados e que, genericamente, chamamos de topologia da rede (física), influencia em diversos pontos considerados críticos, como a flexibilidade, velocidade e segurança.

A topologia lógica descreve o fluxo de dados através da rede. Refere-se à maneira como os sinais agem sobre os meios de rede, ou a maneira como os dados são transmitidos de um dispositivo para o outro sem ter em conta a interligação física dos dispositivos.

Topologia de redes físicas, qual o melhor modelo?

Existem diferentes formas de estabelecer a topologia de redes físicas e cada uma delas tem vantagens e desvantagens. Não há uma forma melhor ou pior, o que existe é a mais adequada para a realidade de cada empresa. Existem modelos mais baratos e simples de serem implementados, mas trazem problemas na eficiência e na detecção de problemas. Por outro lado, há modelos mais complexos, mas que trazem mais eficiência e velocidade.

Redesenho de redes físicas é uma boa alternativa?

Muitas vezes, a topologia de redes físicas é feita em um momento da empresa, mas não é pensada para o crescimento da mesma. O redesenho, nestes casos, é fundamental. Primeiramente, por que ele vai otimizar o desempenho, robustez e segurança de toda a estrutura atual. Segundo, com que será possível realizar melhorias que vão dar a base para o crescimento da estrutura física, de forma escalável e muito mais fácil.

A Everest Ridge já realizou melhorias e o redesenho de redes físicas e lógicas em grandes projetos, com grande conhecimento, experiência e Know How para ajudar as empresas a obterem o melhor desempenho em sua estrutura de TI.

Converse com nossa equipe e conheça mais sobre como podemos lhe ajudar, com nossas soluções.

Deixe uma resposta