fbpx

Tipos de redes corporativas e suas principais aplicações 

Tipos de redes corporativas e suas principais aplicações

Tipos de redes corporativas e suas principais aplicações 

Um dos conceitos da tecnologia mais conhecidos e difundidos por pessoas comuns é o das redes de computadores. O mundo inteiro está conectado em rede: amigos, família, trabalho. Vivemos em redes e estamos conectados o tempo todo. Por isso, um bom profissional precisa entender os diferentes tipos de redes corporativas e quais suas aplicações.

No contexto da tecnologia da informação, quando os computadores estão conectados entre si, forma-se uma rede. 

 

O que são as redes de computadores?

As redes de computadores são definidas como um conjunto de dispositivos que compartilham os mesmos recursos e trocam dados entre si. Essa conectividade permite a comunicação entre os usuários e o compartilhamento de informações. 

Entre outras palavras, num mundo cada vez mais digital, uma empresa precisa de uma rede. Os usuários podem acessar suas máquinas por meio de um login e senha, mesmo que utilizem um computador diferente do seu habitual. 

 

Leia também: Rede MPLS, otimizando o desempenho de sua infraestrutura

 

Tipos de redes corporativas

 

No contexto da tecnologia da informação, uma rede interliga vários computadores, compartilhando recursos entre si e com diferentes formatos. Um dos principais recursos compartilhados é a conexão com a internet. São vários computadores conectados a uma determinada rede. Mas existem diferentes tipos de redes corporativas, que tem aplicações variadas. 

 

Leia também: A importância do backup corporativo

 

As redes de computadores são definidas por dois principais fatores, que diferenciam os formatos. São eles:

  • A distância que os dispositivos se encontram uns dos outros;
  • O modelo dos dispositivos que estarão conectados à rede.

Os diferentes tipos de redes de computadores são determinados pelas necessidades que elas precisam atender. O modelo ideal de rede para ser implementada na sua empresa é influenciado pelo porte, segmento e quantidade de colaboradores. As principais são:

  1. CAN
  2. LAN
  3. MAN
  4. PAN
  5. RAN
  6. SAN
  7. WAN
  8. WLAN
  9. WMAN
  10. WWAN

1.CAN

Campus Area Network – CAN é uma rede de campus de grande alcance. Sua funcionalidade principal é conectar redes de um grande complexo e domínio comum, como universidades, condomínios, hospitais, faculdades e centros comerciais. 

2.LAN

As conhecidas Local Area Networks – LAN ou redes locais, são redes de curta distância que conectam computadores dentro de um mesmo espaço físico. Esse é o tipo de rede mais conhecido, pois é utilizado em residenciais, escritórios, escolas. Com a rede LAN, é possível trocar recursos e dados entre os dispositivos participantes. 

3.MAN

A Metropolitan Area Network – MAN é uma rede metropolitana que faz a conexão de várias redes locais, mesmo que estejam até algumas dezenas de quilômetros distantes uma das outras. Ela pode ser utiliza por empresas que possuem filiais ou escritórios em diferentes bairros e municípios. 

4.PAN

A Personal Area Network – PAN é uma rede pessoal com distância limitada. Essa rede conecta dispositivos que estejam numa curta distância. Exemplos dessas redes são o Bluetooth e UWB. 

5.RAN

A Regional Area Network – RAN é uma rede regional com alcance maior que as redes LAN e MAN. Sua principal característica é a alta velocidade por meio da fibra ótica. A rede RAN deve ser utilizada em empresas que possuem vários setores que funcionam todos os dias. 

6.SAN

A Storage Area Network – SAN é uma rede de área para armazenamento. Ela tem uma única e restrita função: armazenar dados de rede e ser comunicar entre servidores e demais dispositivos. 

7.WAN

A Wide Area Network – WAN é uma rede de longa distância. Ela tem cobertura superior às redes LAN e MAN. Ela tem uma cobertura alta, interligando computadores que estejam em países até continentes. 

8.WLAN

A VLAN (Wireless Local Area Network) é a versão virtual da rede LAN e conecta computadores não física e de forma lógica. Essa rede divide a LAN física em várias redes virtuais. Ela é uma rede local sem fio e pode ser usada em empresas, lugares públicos, residências sem a necessidade de cabos. 

9. WMAN

É a versão Wireless da rede MAN. Ela também tem alcance de dezenas de quilômetros, tornando possível conectar um campus de universidade. 

10.WWAN

A Wireless Wide Area Network – WWAN é a rede de longa distância sem fio e pode alcançar várias partes do mundo. Ela também é a rede mais sujeita a ruídos. Esse tipo de rede é usado pelas operadoras de celulares para desenvolver suas redes de transmissão. 

Não importa o tipo, as redes de computadores são vitais para estruturar qualquer tipo de negócio. Quer saber mais sobre desempenho de redes? Fale com nossos consultores. 

Deixe uma resposta