fbpx

Tipos de backup corporativo e qual o melhor para cada empresa?

Tipos de backup corporativo e qual o melhor para cada empresa?

Para muitas empresas é difícil mensurar o valor seus dados e informações que envolvem clientes, profissionais e fornecedores. Pensando nisso, a melhor forma de resguardar esses arquivos é por meio do backup corporativo ou cópia de segurança. 

Há vários tipos de backup corporativo que podem oferecer mais ou menos garantias, demorar ou menos tempo, etc. Conheça os quatro tipos mais utilizados:

Backup completo

É a cópia completa de todos os dados da empresa para outra mídia, sem fazer a seleção do que é relevante ou não. Todos os dados serão guardados dentro de uma periodicidade definida. 

Sua maior vantagem é que os dados são replicados primariamente, e depois há cópias de modificações recentes. Isso permite maior restauração de informações. 

Como o próprio nome sugere, o backup completo abrange todos os sistemas e arquivos da empresa e demanda de um tempo maior para salvar a totalidade do dos dados, além de um amplo espaço de armazenamento. 

É indicado para empresas que não tem preocupação com espaço para armazenar dados. 

 

Backup incremental

Esse tipo de backup copia apenas os arquivos que foram alterados. Ele pode ser usado em conjunto com o backup completo, pois atualiza apenas a última cópia de segurança. Dessa forma, ele copia uma quantidade menor de dados e ocupa menos espaço. 

No entanto, o backup incremental apresenta maior vulnerabilidade. Além disso, a restauração dos dados deverá ser feita a partir do último backup completo, além dos incrementos intermediários. Com isso, a recuperação de dados é mais lenta e mais completa, pois depende da identificação do último ponto já trabalhado para que a recuperação aconteça. 

 

Backup diferencial 

No backup diferencial, serão copiados todos os dados que foram alterados desde o último backup completo. Caso tenha ocorrido, um backup completo, e depois um incremental, o backup diferencial retornará ao ponto do backup completo. 

Essa abordagem é feita diariamente, e faz cópia dos dados que foram alterados desde o último backup completo. 

A vantagem do backup diferencial é a restauração que é mais fácil. Além de ocupar menos espaço de armazenamento. No entanto, o tempo para restaurar é até maior do que o completo. 

Tanto o backup incremental quanto o diferencial, são indicados para empresas que precisam garantir somente a cópia dos arquivos e dados alterados. 

 

Backup completo sintético

O backup completo sintético é indicado para empresas que possuem um grande volume de informação, como banco de dados, uma vez que ele faz cópia de segurança completa, combinando com abordagens incrementais numa sequência. Dessa forma, o backup está sempre atualizado. 

A vantagem do backup completo sintético é a facilidade da restauração e da largura da banda em rede, uma vez que somente as alterações são transmitidas. No entanto, pode acontecer uma sobrecarga no servidor de backup, ocorrido de um incremento simples. 

 

Ferramentas para o backup corporativo

Além dos tipos de backup, é fundamental que a empresa escolha também qual ferramenta é mais indicada para sua empresa. Essa escolha vai depender do porte da empresa e da quantidade de informações e dados que a mesma possui. 

 

Leia também: A importância do backup corporativo

 

Com o avanço da internet, novas opções de backup corporativo como nuvem surgiram. Confira as soluções mais adequadas para o seu negócio:

Fitas magnéticas

É a solução mais antiga e econômica do mercado. É relativamente seguro, pois as fitas são resistentes. O armazenamento é local e o custo por GB é baixo. Mas está defasado tecnologicamente e precisa ser mantido num ambiente seguro, fora da empresa e longe de qualquer tipo de risco. 

Apesar da velocidade alta de gravação, o backup em fita magnética permite que o acesso aos registros seja feito de forma sequencial, restringindo a restauração somente a partir do backup. Além disso, as fitas podem ser roubadas ou perdidas.

HD externo

A principal vantagem dessa solução é a portabilidade. Porém o HD externo é uma peça muito frágil e suscetível a danos por extravios ou quedas. Pequenos empreendedores utilizam essa solução, uma vez que o custo é baixo e de fácil implementação. 

No entanto, essa solução demanda uma pessoa responsável por salvar os dados dos diferentes computadores. Há várias desvantagens, tais como:

  • Risco de manter o backup dentro do ambiente da empresa;
  • Dados podem ser facilmente roubados;
  • É preciso lembrar obrigatoriamente que precisa fazer o backup manualmente.
  • Risco de ataques de vírus. 

Servidor local (data center)

O Data center é um backup automatizado usado em larga escala no mundo corporativo. Ele é mais comum em grandes empresas, pois tem custo elevado de investimento inicial e de manutenção. 

O backup em data permite um grande escalabilidade, muita segurança e privacidade, pois suporta grande quantidade de dados e arquivos. Em contrapartida, além dos custos elevados, o data center exige profissionais com dedicação exclusiva. Esse tipo de solução é praticamente inviável para as pequenas e médias empresas. 

Backup em Nuvem

Com o avanço da tecnologia nos últimos anos, o backup em cloud, ou backup em nuvem foi criado para dar mais segurança ao processo e ampliar o espaço de armazenamento dos dados corporativos. 

O backup em nuvem permite armazenamento criptografado, basta uma conexão estável e rápida de internet. Tudo é feito automaticamente, de acordo com a programação designada para sua empresa. O gestor pode acessar o backup de qualquer lugar, inclusive numa reunião com determinado cliente. O acesso é feito online, por meio de uma senha. Isso ajuda a criar uma rotina de backups de segurança. 

Essa solução moderna permite que os dados da empresa estejam imunes a qualquer tipo de riscos como incêndios, ataques de vírus, furtos, etc. Além de elevada segurança e proteção total dos dados fora da empresa, uma das maiores vantagens do backup em nuvem é o seu custo baixo. 

 

Leia também: Firewall corporativo, como otimizar e escolher as melhores ferramentas?

 

Muitas empresas combinam até dois tipos de backup. No entanto, o mais importante é realizar backups diários, a fim de evitar qualquer problema. 

 

A Everest Ridge tem uma solução pay as a go de backup gerenciado e em nuvem. Entre em contato conosco e conheça! 

Deixe uma resposta