fbpx

Terceirização de SOC, sua empresa protegida e muito mais segura

Terceirização de SOC, sua empresa protegida e muito mais segura

Enquanto o NOC é voltado para o desempenho e a gestão de rede, o que garante a disponibilidade para os processos, o SOC (Security Operations Center – Centro de Operações de Segurança) é focado na segurança dos dados e da estrutura da empresa. Neste caso, a terceirização de SOC é uma excelente alternativa para qualquer empresa. 

Baixe agora mesmo o E-book gratuito

Segurança de dados para empresas

 

As operações do NOC e do SOC apresentam algumas diferenças entre si e se complementam mutuamente. O NOC identifica eventos ou problemas que afetam a disponibilidade e o desempenho das redes. Já o SOC atua no monitoramento de segurança e na identificação de ataques que a base de dados pode sofrer em sua estrutura. 

 

O que é o SOC

A internet e a tecnologia promoveram uma reestruturação nos ambientes de trabalho, tornando-os cada vez mais remotos e virtuais. Com esse avanço e essa nova dinâmica, a preocupação com a segurança de dados e com as informações cresceu consideravelmente. 

De acordo com um estudo da Hewlett Packard Enterprise – HPE, milhares de empresas em todo o mundo são vulneráveis aos riscos dos ataques cibernéticos. Uma das opções que garantem a detecção, preservação e proteção dos dados, assim como a resposta rápida às ameaças, é a adoção do SOC. 

 

Leia também: As vantagens da terceirização do NOC

 

O SOC é uma ferramenta que centraliza todos os serviços referentes à segurança da informação, combinando processos, projetos, tecnologias adotadas, recursos humanos etc. para formar uma estrutura que gerencia a segurança da informação.

Atividades do SOC

O principal objetivo do SOC é aumentar a segurança dos dados e garantir sua integridade. As atividades que envolvem o SOC são:

  • Prevenção. É realizada com o uso de práticas capazes de prevenir incidentes, por meio de atualizações de hardwares, softwares, rastreadores, antivírus e outras tecnologias relacionadas à segurança;
  • Detecção. Identifica falhas, problemas e ameaças de segurança nos processos;
  • Resposta. Soluciona os incidentes de segurança encontrados, agindo de maneira eficaz e rápida. O SOC pode bloquear ataques, corrigir falhas e reduzir quaisquer efeitos negativos causados por esses incidentes; 
  • Avaliação. Analisa e monitora todos os processos de vulnerabilidade, de acordo com os riscos que a empresa pode enfrentar.

 

Aplicações e vantagens da terceirização de SOC

A estrutura do SOC atua no monitoramento de todos os recursos de segurança, como UTMs, antivírus, anti-DDoS, IPs e firewalls. Ele cruza dados sobre os eventos, detecta tentativas de ameaças ou invasões e proporciona uma solução chamada Security Information and Event Management – Siem.

O SOC recebe alertas emitidos de forma automática. Caso as configurações e os processos não consigam deter a invasão, equipes de suporte são acionadas para conter as ameaças. 

 

Leia também: Monitoramento de segurança de redes, como ele pode prevenir ataques em sua empresa

 

Além de melhorar o monitoramento de segurança, o SOC apresenta vários benefícios para a empresa. A seguir, os principais:

  • recuperação de informações e dados;
  • melhora nos processos de auditoria;
  • maior precisão e velocidade na resposta contra as invasões;
  • monitoramento mais preciso e contínuo;
  • melhora na análise de processos e dados;
  • otimização de tempo;
  • agilidade e eficiência na tomada das decisões;
  • centralização dos processos e recursos.

As empresas sujeitas às regras de proteção às informações precisam do SOC. De acordo com a Resolução nº 4658/2018 do Banco Central, todas as instituições financeiras e bancos devem implantar o SOC para responder aos incidentes cibernéticos. A lista de instituições que devem aplicar o SOC inclui:

  • Bancos privados;
  • Banco Central do Brasil;
  • Corretoras de valores;
  • Instituições financeiras;
  • Operadoras de cartões de crédito;
  • PCI-DSS – Payment Card Industry Data Security Standards;
  • CVM – Comissão de Valores Mobiliários.


O SOC não só garante uma maior proteção às informações como fornece dados e relatórios que comprovem isso. Dessa forma, a empresa permanece em conformidade com os órgãos reguladores e melhora sua confiabilidade diante dos clientes e da sociedade. 

 

Problemas que a terceirização de SOC pode evitar

Atualmente, as informações e dados são fundamentais para que qualquer negócio sobreviva e são alvo da ação de cibercriminosos. 

Muitas vezes, as empresas nem percebem as ameaças e os ataques, e só sentem o impacto quando há discrepâncias no setor financeiro ou quando são divulgadas as informações. O SOC pode ajudar a resolver esse tipo de problema, assim como outros. 

Uma de suas principais funções é a centralização das operações de segurança (softwares, protocolos, ferramentas) em um único lugar, tornando mais eficiente o monitoramento de segurança. 

Os principais problemas que um SOC pode prevenir na sua empresa são:

  • Bloqueio das informações em relação a ataques do tipo ransomware, que costuma exigir alguma forma de pagamento de resgate destas. 
  • Prevenção, detecção e reação frente às ameaças cibernéticas proporcionadas pelo monitoramento contínuo.
  • Proteção à autenticação de dados e dispositivos em nível executivo que evitam penalidades por negligência, omissão etc. 
  • Revisão periódica eficiente dos riscos e gaps identificados, de modo a evitar que novas ameaças surjam ou até mesmo que ocorram falhas no processo de coleta dos dados. 

É obrigação de todas as empresas manter a segurança de dados que os clientes disponibilizam para elas. É o principal pilar de confiança na relação entre cliente e empresa. Pensando nisso, um sistema centralizado como o SOC é imprescindível para o monitoramento e a detecção de ameaças ou falhas que podem causar prejuízos à sua empresa. 

Terceirização de SOC, por que optar para sua empresa?

 

Com a terceirização de SOC, é possível estabelecer processos muito mais eficientes. A empresa contratada, por ser especialista no segmento, vai trazer muito mais know how para seu time de tecnologia, vai estabelecer processos muito mais eficientes e melhorar e muito a qualidade do monitoramento de segurança.

 

Além disso, você ainda terá menos custos com pessoal, terá tecnologia de ponta para sua estrutura e contará com uma solução pronta, sem necessidade de qualquer desenvolvimento local.

Isso trará, em médio a longo prazo, uma grande economia em termos de tempo e dinheiro.

A Everest Ridge é especializada em segurança digital e pode oferecer para sua empresa, a terceirização de SOC com o máximo de eficiência.

Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta