fbpx

SOC (Security Operations Center), como ele ajuda sua empresa a ser mais segura

soc

SOC (Security Operations Center), como ele ajuda sua empresa a ser mais segura

Ter seus dados protegidos contra ataques de hackers é uma tarefa que envolve todo um processo. Por isso, muitas empresas acabam não tendo a proteção necessária e ficam expostas contra ataques. Neste sentido, a implementação de um SOC (Security Operations Center) é fundamental. 

Leia também: Gestão de segurança digital, como estabelecer um processo adequado

 

O serviço de SOC, dentro de uma infraestrutura de TI, tem uma importante função estratégica. Ele integra e otimiza todas as funções, ferramentas e soluções de segurança de sua rede. 

O que é um SOC

A grande função de um SOC é justamente centralizar todas as operações de segurança em um só local. Ele reúne profissionais, protocolos, softwares e todas as ferramentas para que o monitoramento de segurança seja muito mais eficiente. 

Como no geral, os sistemas de segurança de redes envolvem diferentes ferramentas, equipamentos e softwares, o SOC faz com que todos eles estejam integrados e em um só local. 

Vantagens de contar com um SOC em sua estrutura de tecnologia

As principais vantagens do SOC estão ligadas a eficiência dos processos e aos ganhos de produtividade de sua equipe. 

Como evitar ataques DDoS e proteger sua empresa

 

Veja agora, em detalhes, as principais vantagens do SOC para sua empresa:

1- Centralização de recursos e processos

Dentro de uma gestão de TI, um dos grandes problemas, é a falta de centralização de relatórios, processos e pessoal. Por isso, o SOC quando aplicado da forma correta, traz ganhos de produtividade e eficiência. 

Imagine a seguinte situação. Sua infraestrutura de TI possui um firewall específico, diferentes níveis de acesso e filtros de tráfego. Se cada uma destas ferramentas roda em locais diferentes, será muito difícil monitorar com eficiência a ação de cada uma delas e dos usuários. 

Sem falar que dependendo do tamanho da estrutura, será necessário ainda, que mais profissionais estejam envolvidos neste processo. 

Por isso, o SOC implementado da forma correta, traz economia e aumento da produtividade, por que ele centraliza e otimiza processos. 

2- Eficiência e agilidade na tomada de decisões

Um fator fundamental, dentro da gestão de segurança de uma rede, é a tomada de decisões rápida. Com o SOC, qualquer evento anormal é rapidamente apontado e com isso, os ataques podem ser mitigados mais rapidamente. 

Como todos os processos e ferramentas estão integradas em um só local, o monitoramento se torna muito mais eficiente e rápido. 

Estas duas vantagens, por si só, já fazem com que o SOC seja fundamental para qualquer empresa que possui uma infraestrutura mínima, possuir esta solução. 

Além disso, ainda existe uma outra possibilidade que se mostra muito interessante: a terceirização de SOC. 

Terceirização de SOC, uma possibilidade de economia, sem perda de produtividade

Para implementar uma estrutura de SOC, sua empresa precisará investir em profissionais, equipamentos e softwares específicos. Isso sem falar na elaboração de processos, testes e uma infinidade de outras questões. 

Neste sentido, a terceirização de SOC é uma forma muito mais viável de implementação da solução. 

Com a terceirização de SOC, sua empresa estará protegida e não será necessário deslocar profissionais ou outros recursos para esta finalidade. 

Além disso, será ainda possível contar com o monitoramento de profissionais capacitados para esta finalidade. 

Resumindo, você conta com um processo muito mais eficiente, com menos alocação de recursos e otimizando a produtividade de sua equipe. A terceirização de SOC é uma ótima alternativa para grande parte das empresas. 

A Everest Ridge é uma empresa especializada em segurança digital e pode oferecer as melhores soluções em SOC. 

Para saber mais, entre em contato conosco.

Deixe uma resposta