fbpx

Segurança de e-mail corporativo e as boas práticas para seu setor de TI

segurança de email corporativo

Segurança de e-mail corporativo e as boas práticas para seu setor de TI

Dentro do funcionamento da maior parte das empresas, o e-mail tem uma função fundamental para a comunicação entre os setores. Neste sentido, a segurança de e-mail corporativo é fundamental, haja visto que é através dele que grande parte dos ataques acontecem. Já falamos sobre isso neste texto

Dentro da gestão de segurança digital, o e-mail é um dos pontos mais críticos. Afinal, é através dele que podem ser enviados arquivos maliciosos, que geram entradas para ataques. Neste sentido, é fundamental que haja todo um processo para utilização adequada desta ferramenta. 

A segurança de e-mail corporativo passa por etapas, que vão desde os firewalls usados, os filtros e camadas, até o treinamento adequado do pessoal. 

Ou seja, é um processo mais completo e amplo do que a maioria das pessoas acredita ser. 

Tecnologia de segurança de e-mail corporativo

Elementos tecnológicos, como as camadas de proteção da rede, o firewall usado e outros elementos, são fundamentais para uma segurança efetiva do e-mail corporativo. Além disso, outras questões, específicas do serviço de e-mail, como criptografia e assinatura digital, são fundamentais. 

É preciso entender que o e-mail está na parte periférica da rede e no ponto mais sensível: a do usuário final.

Neste sentido, é preciso lançar mão de toda a tecnologia possível, para proteger adequadamente a estrutura de ataques.

Há soluções completas para a segurança de e-mail corporativo, como a Fortimail, da Fortinet, parceira da Everest. 

Mas além deste tipo de solução, é preciso contar com uma rede construída para que as ameaças sejam detectadas e eliminadas antes que possam oferecer qualquer risco. 

Por isso, a segurança do e-mail corporativo tem de estar inserido em um processo muito mais amplo. 

Boas práticas para a segurança de e-mail corporativo

Para que o e-mail não seja uma ameaça e também para que os elementos de segurança não prejudiquem a produtividade dos colaboradores, é fundamental que sejam estabelecidas boas práticas. 

Veja as principais! 

1- Plano de segurança digital integrado

A segurança digital não é composta por partes em separado, mas sim, por uma integração entre diferentes estruturas e equipamentos. Neste sentido, de nada adianta investir fortemente em uma solução de segurança de e-mail corporativo, se não há um plano de segurança digital integrado, que vai desde os servidores, até os periféricos da empresa. 

Neste sentido, é preciso ter uma visão mais ampla sobre a segurança digital da empresa, onde estão inseridas as práticas de segurança de e-mail. 

2- Criptografia e serviços de segurança específicos

Assinatura digital, criptografia, soluções específicas de segurança e filtro de e-mail são fundamentais para melhorar a segurança. 

Através delas é possível, todos os dias, prevenir ataques e roubo de informações. Boas soluções filtram a chegada de e-mails através de filtros de IP, spam, arquivos suspeitos e muito mais. 

Além disso, é possível contar com serviços de segurança específicos para e-mail, que somados as práticas em nível de servidor, podem melhorar consideravelmente a qualidade de sua segurança digital. 

3- Treinamento da equipe

Somando as soluções apresentadas, a uma equipe bem treinada e que consegue reconhecer sinais de ameaça, é possível estabelecer uma segurança digital muito mais eficiente. 

Segurança de e-mail corporativo precisa ser integrada

Empresas estão, a todo momento, lidando com informações sensíveis. Neste sentido, é fundamental contar com um serviço integrado de segurança. Buscar proteção apenas em nível de e-mail, não será o suficiente. 

Por isso, a Everest Ridge oferece não apenas um serviço de segurança de e-mail corporativo, mas sim, uma solução integrada de segurança digital, para tornar sua empresa muito mais segura e eficiente. 

Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossas soluções. 

 

Deixe uma resposta