fbpx

Segurança da informação para IoT

Segurança da informação para IoT

Segurança da informação para IoT

A era da IoT – Internet das Coisas já começou há anos. Atualmente há produtos e serviços conectados como veículos sem condutores, smart TVs, casas inteligentes, dados da lavoura em tempo real, sistemas industriais. Até o final deste ano, há previsão de mais de bilhões de coisas conectadas. Com essa grande quantidade de dispositivos conectados coletam informações pessoais e profissionais, as empresas começaram a se preocupar com a segurança da informação para IoT. 

 

Mas afinal, o que é IoT?

A IoT é uma tecnologia capaz de permitir que dispositivos físicos se comuniquem e interajam uns com outros. Muitas dessas ações e comunicações são realizadas automaticamente. 

Nas empresas, a IoT garante melhorias em vários aspectos como relacionamento com o cliente, produtos diferenciados, redução de custos, novas possibilidades de receitas, incremento da eficiência e produtividade operacional, entre outros. A IoT afeta o nosso dia a dia, uma vez que aplicativos com essa tecnologia estão sendo cada vez mais produzidos e implementados. 

Contudo, a IoT impacta diretamente a privacidade das pessoas e empresas e revela vários desafios de segurança da informação. Se as informações coletadas por esses dispositivos forem hackeados e comprometidos, vai prejudicar a confiança dos usuários dessa tecnologia. 

Portanto, é fundamental pensar em soluções de segurança da informação para IoT para que as empresas e consumidores obtenham os benefícios da Internet das Coisas sem correr seus riscos. 

 

Dispositivos de IoT como alvos de hackers

Conforme a transformação digital, os diversos tipos de dispositivos de IoT utilizados por consumidores, indústrias e empresa trocam uma grande quantidade de informações dentro do ecossistema de TI. Pensando nesses dados, os dispositivos de IoT são alvos bastante atraentes para os hackers. 

Há possibilidade acessar e gerenciar microfones, câmeras de segurança, localização dos dispositivos de IoT e representa um risco enorme a segurança dos usuários e a privacidade dos dados. 

Em termos de escalabilidade, quanto mais dispositivos estiverem conectados à rede, maior será o risco de exposição aos hackers como alteração das informações pessoais e comerciais, sequestro ou roubo de dados etc. Pensando do ponto de vista da segurança da informa, muitas indústrias e empresas deixam brechas de segurança, tais como:

  • Ausência de criptografia;
  • Autenticação insuficiente ou fraca;
  • Interface da Web insegura;
  • Configurações de segurança com falhas;
  • Interface móvel;
  • Nuvem inseguras.

Por isso, os usuários são corresponsáveis na segurança da informação desses dispositivos. Eles precisam adquirir produtos de empresas que proporcionam segurança e atualização aos sistemas e dispositivos. 

 

Desafios da segurança da informação para IoT

Muitos dispositivos possuem recursos limitados e não foram desenvolvidos para funções de segurança. Além disso, não há um padrão no protocolo de segurança e comunicação dos dispositivos de IoT, o que permite brechas para infecções de malwares. Outro problema é que a rede não consegue detectar os dispositivos IoT conectados a ela e quais deles se comunicam entre si. 

Pensando nisso, os fabricantes vão precisar tomar medidas para corrigir essas vulnerabilidades de forma segura e eficiente. É importante que os gestores entendam que a segurança da informação precisa ser incorporada ao design do produto, testes, codificação e avaliação. 

Equipar dispositivos inteligentes com soluções de segurança adequadas é essencial para evitar riscos e ataques, inclusive nos gateways que conectam os dispositivos IoT. Todo sistema precisa ser protegido. 

As empresas precisam adotar estratégias certeiras para garantir a segurança da informação para IoT e manter a confiança dos clientes nos produtos e na própria marca. Dessa forma, uma empresa pode desenvolver novos modelos, economizando custos. Caso isso não aconteça, os clientes vão deixar de acreditar nos benefícios dos dispositivos de IoT. 

A segurança da informação para IoT é uma luta de todos, sociedade, empresas e fabricantes para que todos possam acessar os dispositivos e sistemas de IoT de forma segura. 

Deixe uma resposta