fbpx

RPKI, o que é e como ele irá ajudar sua empresa a ser mais segura

RPKI

RPKI, o que é e como ele irá ajudar sua empresa a ser mais segura

Dentro de uma estrutura de roteamento de internet, é fundamental que todos os pontos sejam seguros e evitem o roubo de informações. Dentro das empresas, isso significa que os pontos de acesso e troca de dados de uma estrutura, estejam segurados. Neste sentido, o RPKI é uma das soluções mais modernas e eficientes do mercado.

Baixe agora mesmo o E-book gratuito

Segurança de dados para empresas

 

Leia também: Segurança de e-mail corporativo e as boas práticas para seu setor de TI

Ainda em processo de difusão no meio tecnológico, mas com aplicações para inúmeras situações e mantendo a segurança do roteamento, a RKPI é uma forma de melhorar a eficiência da segurança de suas redes.

 

O que é a RPKI?

 

RPKI é a sigla para Public Key Infrastructure Resource. Esta solução também é conhecida como certificação de recursos.

 

O RPKI é Um framework de segurança, que se aplica no roteamento da internet e que se utiliza de verificação de associação entre os recursos da internet e os recursos da rede, propriamente dita.

De forma mais aplicável e simples, o RPKI oferece uma forma de segurança de roteamento, que se utiliza de certificados digitais para validar rotas, garantindo assim, que o ASN (sistema autônomo de rotas), ou seu prefixo, não sejam roubados.

Ou seja, o RPKI torna o roteamento de internet mais seguro e inviabiliza grande parte dos ataques que empresas e redes diversas, costumam receber.

É uma forma de aumentar ainda mais os “muros de proteção” de sua rede.

 

Aplicações do RPKI

 

Com a implementação do RPKI, é possível estabelecer alguns protocolos de segurança muito mais eficiente.

 

Leia também: SIEM, o gerenciamento dos eventos de segurança

 

Através do RPKI é possível validar o direito de uso de um recurso, por usuários, organizações inteiras ou mesmo por uma parte de acesso da rede apenas.

 

Neste sentido, o principal objetivo da aplicação do RPKI dentro de uma infraestrutura de TI é proporcionar uma segurança muito mais elevada no encaminhamento ou roteamento de pacotes IP.

 

Veja algumas soluções que podem ser implementadas neste caso: Construção de filtros para anúncios usando BGP (Border Gateway Protocol).

  • Construção de regras de roteamento, que terão como base a validação criptográfica de prefixos anunciados.
  • Autenticação de Routers para protolocos de descoberta de ambiente seguro.
  • Extensões de segurança para protocolos de BGP, OSPF, ISIS e outros.
  • Proteção contra contra prefix/subprefix hijacking.

 

 

Razões para implementar um RPKI em sua estrutura

 

Como já é sabido por parte dos profissionais de TI, grande parte dos ataques e roubos de informação, se dão através do roteamento de uma empresa ou rede.

 

Com a utilização do RPKI é possível eliminar este problema e garantir trocas seguras de informações. Além disso, otimizar autenticações de forma específica e flexível, de acordo com as necessidades de cada empresa.

 

Por isso, nós da Everest Ridge, oferecemos soluções em RPKI para sua empresa, que podem auxiliar no processo de segurança, validação e criptografia das informações.

 

Entre em contato conosco.

Deixe uma resposta