fbpx

Rotinas de backup, como definir de forma eficiente a de sua empresa?

Rotinas de backup

Rotinas de backup, como definir de forma eficiente a de sua empresa?

O backup é a atividade de copiar dados de um determinado dispositivo para um outro ponto de armazenamento, a fim de preservar e tornar mais seguro e integre os dados. Falhas em equipamentos, arquivos corrompidos, erro humano, ataques cibernéticos, partições com erros, e vírus podem apagar dados e informações de computadores e outros dispositivos. As rotinas de backups são extremamente importantes para manter a eficiência da sua empresa. 

 

 

As rotinas de backup precisam ser bem planejadas para que seu negócio funcione com segurança e eficiência. Para que os dados sejam recuperados, é preciso desenvolver uma política de backup eficiente para garantir a sua integridade. 

 

Como é importante ter uma política de backup

A política de backup é um documento estratégico em que é registrado todas as atividades e decisões para proteger e garantir a eficiência e a integridade do backup. Na política de backup deve constar as seguintes informações:

  • Dados que precisam ter backup;
  • Rotinas de backup;
  • Tipo de backup a ser feito;
  • Frequência do backup;
  • Responsável pela execução do backup;
  • Métricas para monitorar e avaliar o backup;

Leia também: Protocolos de otimização de backup corporativo

A perda de dados por causar vários danos às empresas, como interrupção de serviços, prejuízo financeiro, vazamento de informações e até a falência. É importante para qualquer tipo de segmento de empresa construir uma política de backup. Ela garante que os dados da empresa permaneçam disponíveis e íntegros. Dentro da política de backup, é fundamental definir as rotinas de backup. 

 

Como definir rotinas de backup eficientes

As rotinas de backup são de alta importância para as empresas. A restauração de dados pode ficar comprometidas, sem essas rotinas para executar cópias de segurança adequadamente. Sem as rotinas de backup, todo trabalho pode ser em vão, e a empresa corre o risco de perder arquivos, além de dinheiro e tempo. 

Para isso, é essencial conhecer os principais critérios que vão ajudar o gestor a escolher quais rotinas de backup serão mais eficientes para sua empresa. A seguir, saiba quais são os fatores mais preponderantes para criar cópias de segurança dos dados:

Responsável pelo backup

A gestão do backup deve ser realizada de maneira sólida e consistente. Por isso o gestor deve indicar um responsável pela gestão do backup que esteja capacitado para operar a rotina. 

Análise do volume de dados

Independente do porte da sua empresa, sempre haverá um certo volume de dados. Para que as rotinas de backup sejam mais eficientes, o gestor deve estabelecer prioridades na organização e arquivamento desses arquivos. 

O volume de dados enviados interfere diretamente no tempo de cada backup. Dessa forma, é preciso criar rotinas diferenciadas para cada grupo dos dados. Lembre-se que os ativos mais sensíveis têm maior necessidade de backup. Por isso, o gestor deve incluir na rotina o aumento de cópias e periodicidade. Em geral, recomenda-se de 3 a 4 vezes ao dia. 

 

Leia também: Política de backup corporativo, por que sua empresa precisa de uma?

 

Frequência dos backups

Cada arquivo tem uma característica diferente. Alguns sofrem alterações constantes ao longo do dia. Por isso, esse tipo de arquivo merece uma atenção especial e precisam de rotinas de backup bem específicas, a fim de resguardar as atualizações. 

Pensando assim, o gestor pode encaminhar ao servidor os arquivos mais genéricos no final do dia. Quanto aos arquivos que mudam o tempo inteiro, devem ser copiados com uma frequência maior, equivalente às suas alterações. 

Local de armazenamento de dados

Deve fazer parte das rotinas de backup, o local ideal de armazenamento dos dados. Hoje em dia, os mais comuns são discos externos, fita e em nuvem. Cada um desses locais tem suas características, e o gestor deve escolher qual a melhor opção para o seu negócio. Porém, é sempre indicado que os dados sejam armazenados fora da empresa. 

 

Criar rotinas de backup eficientes não são meros caprichos de segurança da informação, mas uma maneira da empresa garantir a integridade, continuidade e disponibilidade dos seus dados. Quer saber mais? Fale com nossos consultores. 

Deixe uma resposta