fbpx

Redução de custos com infraestrutura, sem redução de desempenho

Redução de custos com infraestrutura, sem redução de desempenho

Dentro de uma empresa, a infraestrutura de TI é um importante componente para o aumento da produtividade da equipe. Estruturas defasadas, lentas, acabam prejudicando trabalhos administrativos e consequentemente, reduzem a produtividade. Porém, muitas vezes, os gestores acreditam que mudar isso significa grandes custos. 

Baixe agora mesmo o E-book gratuito

Segurança de dados para empresas

 

Na prática, nem sempre isso se confirma. Existem muitas empresas com redes subutilizadas. Já falamos sobre isso, neste artigo

Mas o primeiro ponto para qualquer empresa, é entender que o investimento feito em otimização de infraestrutura, gera enormes economias em médio a longo prazo. 

A lógica é simples: imagine uma empresa de 300 funcionários, onde cada um perde 5 minutos por dia devido a problemas com a rede. Estamos falando de 1.500 minutos por dia, o que resulta em 25 horas diárias. 

Imagina como isto pode influenciar em médio a longo prazo?

Naturalmente, investir na otimização da rede é algo estratégico, inclusive do ponto de vista econômico. 

Mas como  mudar esse cenário com investimentos mínimos? 

Como reduzir os custos com infraestrutura, sem reduzir o desempenho de sua rede?

O primeiro ponto a ser entendido neste processo, é que é totalmente possível reduzir os custos com infraestrutura, mantendo ou até aumentando o desempenho. 

Veja alguns exemplos: 

1- Sistemas em Cloud Privado

Dependendo de como é a estrutura do cliente, o Cloud Privado traz redução de custos em servidor, aumenta a eficiência e dá mais autonomia. Além disso, é uma forma de reduzir, em médio e longo prazo, os custos de uma forma geral. 

Além disso, como o sistema é interno e muito mais autônomo, é possível melhorar consideravelmente o desempenho da rede. 

2- Integração de redes

Há muitas situações onde a integração de redes pode ser uma ótima alternativa. Por exemplo, quando há duas ou mais redes em separado, integrá-las pode trazer uma redução de custos e aumento do desempenho, desde que haja uma planejamento estratégico adequado para isso. 

3- Melhoria e redesenho topológico das redes físicas e lógicas

Muitas vezes, a rede apresenta problemas, por que os pontos de contato não foram desenhados de uma forma estratégica e inteligente. Nestas situações, um redesenho das redes pode trazer uma melhora considerável no desempenho da rede. 

Mas para isso, é fundamental que haja uma análise completa da utilização da rede e do que pode ou não, ser mantido ou modificado. 

4- Mapeamento e análise do desempenho da rede

Este é um elemento fundamental dentro da estrutura de redes. Sem mapear toda a rede e sem uma análise profunda, não é possível otimizá-la. É preciso analisar todos os pontos, as formas como a rede é estruturada, a relação entre a transmissão e os servidores e todos os demais elementos. 

Através desta análise e mapeamento, é possível ter uma visão ampla da rede e com isso, melhorar os gargalos que prejudicam o seu desempenho. 

5- Otimização da gestão de segurança

Este é um dos pontos mais críticos. Muitas redes não tem uma gestão de segurança eficiente e com isso, o desempenho também é prejudicado. Filtros desnecessários, firewalls ineficientes, prejudicam também o desempenho. E em muitos casos, ainda deixam brechas para ataques. 

Por isso, a segurança da rede também precisa ser analisada, para que ela seja otimizada, juntamente com o desempenho. 

Perceba que sua rede é um “organismo” complexo, que envolve a interação de diferentes dispositivos e isso faz com que não seja simples melhorar seu desempenho, sem aumentar os custos. Melhorar o desempenho, muitas vezes usando a estrutura atual, é uma economia gigante em médio e longo prazo. 

Será necessária uma ajuda especializada, onde suas redes serão vistas de uma forma mais estratégica. E nós da Everest Ridge estamos aqui para te ajudar exatamente com isso! Oferecemos a você, todo o auxílio para a otimização e gestão de segurança de sua rede. 

 

Entre em contato conosco. 

 

Deixe uma resposta