fbpx

Qual a diferença entre backup e storage na nuvem?

Qual a diferença entre backup e storage na nuvem

Qual a diferença entre backup e storage na nuvem?

Para toda empresa que deseja reduzir custos, aumentar mobilidade e descentralizar o acesso às informações e dados importantes, as tecnologias backup e storage na nuvem são fundamentais. Essas soluções ajudam a melhorar as rotinas empresariais, geram maior competitividade para o negócio, reduzindo riscos. Muitas empresas confundem a função de cada um desses serviços. Mas afinal, qual é a diferença entre backup e storage na nuvem?

 

Backup na nuvem

O volume de dados de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, é considerável. Pensando nisso, o serviço de backup na nuvem é uma excelente opção. Ele salva cópias de segurança, informações e dados de dispositivos e sistemas numa infraestrautura de cloud computing.

O backup em nuvem é configurado e controlado via software para realizar rotinas conforme a demanda de cada organização. O processo de cópia é feito em intervalos pré-definidos e todo fluxo de dados e arquivos sofrem um método seguro de criptografia. Com isso, as informações são alocadas em servidores que estão protegidos contra ciberataques. 

Além disso, com o backup na nuvem, a empresa recupera dados com maior agilidade.

 

Leia também: Tipos de backup corporativo e qual o melhor para cada empresa?

Storage na nuvem 

O storage na nuvem é direcionado ao armazenamento e compartilhamento na nuvem. As principais características do storage na nuvem são a sicronização e a simplificação do acesso aos dados e o compartilhamento de informações entre diferentes usuários e dispositivos. Entre outras palavras, o storage na nuvem permite que vários usuários podem acessar o mesmo arquivo ao mesmo tempo. Dessa forma, a empresa mantém o fluxo de trabalho contínuo e integrado. 

Com o storage na nuvem, a rotina de trabalho é descentralizada e pode ser executada de qualquer ambiente com acesso à internet. 

 

Diferença entre backup e storage na nuvem

O serviço de backup na nuvem preza pela segurança, por isso segue rotinas programas e processos de criptografia de dados. Além disso, o backup mantém mais de uma versão sobre determinado arquivo. A gestão de segurança no backup é centralizada. Em geral, é da responsabilidade do gestor de TI determinar quais pessoas vão poder visualizar, modificar ou restaurar qualquer backup. 

Já o storage na nuvem, disponibiliza e salva somente os dados que foram inseridos e atualizados manualmente no sistema mais recentes. Em termos de segurança, o storage na nuvem, ele fica a cargo de um determinado gestor, que será o responsável pela definição dos níveis de controle de acesso de qualquer dado e quais serão os usuários que podem editar um arquivo. 

Quando se trata de objetivo, o backup nuvem tem por principal objetivo copiar os dados dos principais arquivos e sistemas da empresa. Já o storage na nuvem tem como principal objetivo manter a sicronização dos dados entre vários sistemas e dispositivos. 

 

Soluções úteis e complementares

É importante salientar que o backup e storage na nuvem são soluções úteis e complementares. Com elas, as empresas melhoram seus fluxos de trabalho, reduzem gastos, tornam seus sistemas mais flexíveis, inovadores e inteligentes e ficam preparadas para lidar com o mercado.

Deixe uma resposta