fbpx

Quais as grandes lições aprendemos na última década, sobre segurança digital?

Quais as grandes lições aprendemos na última década, sobre segurança digital?

A segurança digital cresceu muito, soluções foram desenvolvidas e muito se cresceu na área nos últimos 10 anos. Porém, é muito importante entender que há muito a ser desenvolvido e que grande parte das empresas, ainda não conta com um bom sistema de segurança digital.

Baixe agora mesmo o E-book gratuito

Segurança de dados para empresas

 

Mas houveram muitos aprendizados na última década. Muitos problemas foram resolvidos e novas soluções desenvolvidas. Segundo esta reportagem, os principais aprendizados foram estes:

 

  • Padrões de ataque

A segurança digital deixou de ser apenas um amontoado de softwares e programas e passou a buscar entender o comportamento dos invasores. Isso trouxe grandes ganhos, pois o padrão de comportamento tende a ser parecido.

Formas de ataque, engenharia social e tecnologias usadas, foram mapeadas e soluções foram desenvolvidas.

 

  • Aumento dos investimentos

Mais conexões, redes mais complexas, usuários que não conseguem acompanhar o desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento de novas formas de ataques, tornaram os investimentos em segurança digital muito maiores.

Isso fez com que o mercado se desenvolvesse e as soluções se tornassem mais baratas e acessíveis para muitas empresas.

 

  • Monitoramento e melhoria contínua

Sabemos que a segurança digital sempre precisará evoluir. As ameaças não acabam. Muito pelo contrário, só aumentam. Esta década que se passou, deixou isso muito claro.

Por isso, é fundamental contar com processos claros, inovações e monitoramento constante das ações, para que a segurança digital seja de fato efetiva.

 

Deixe uma resposta