fbpx

Por que o SOC é importante para seu negócio?

Porque o SOC é importante para seu negócio

Por que o SOC é importante para seu negócio?

Estamos numa era baseada em tecnologia. Os avanços nessa área permitem que dados críticos e sigilosos acessados, armazenados e compartilhados em qualquer lugar. Com isso, as empresas ficam cada vez mais expostas a diferentes ameaças e técnicas sofisticadas de ciberataques e colocam a segurança do seu sistema de informação como atividade prioritária. O SOC é uma parte essencial do plano de proteção. Neste artigo, você vai entender por que o SOC é importante para seu negócio. 

Leia também: 5 vantagens do SOC (security operations center) para monitorar as redes de sua empresa

Definição do SOC

O SOC (Security Operations Center) é uma plataforma dedicada para proteger dados, reduzindo o nível de exposição de informações a riscos internos e externos. Esta estrutura é composta por equipe especializada em segurança cibernética para prevenir, avaliar, detectar, corrigir e responder diferentes incidentes e ameaças online. 

O SOC executa operações avançadas para coletar diferentes eventos relativos à segurança. A partir daí, o SOC analisa, identifica as anomalias e define quais serão os procedimentos para alertas e respostas. 

A plataforma monitora servidores, redes e computadores 24 horas por dia, 7 dias por semana e tem um papel estratégico nas empresas. O SOC segue procedimentos de segurança variados para achar qualquer falha na infraestrutura digital. Sistemas de gerenciamento de eventos, dados de segurança, firewall e soluções relacionadas a dados são ferramentas fundamentais para o SOC. 

 

Leia também: Terceirização de SOC, sua empresa protegida e muito mais segura

 

Funções do SOC

O SOC permite que sua empresa tenha uma segurança da informação mais dinâmica, atuando em várias frentes: análise, prevenção, monitoramento e correção. As principais funções do SOC são:

  1. Analisar as causas de qualquer falha;
  2. Integrar e supervisionar os fluxos de tráfego;
  3. Classificar e priorizar alertas;
  4. Gerenciar vulnerabilidades detectadas por uma ferramenta automatizada;
  5. Implementar respostas personalizadas;
  6. Auditar conformidades;
  7. Executar ações corretivas como alterações de configuração e atualizações.

Diante disso, o SOC promove melhoria constante na área de segurança da normação e reforça a governança da empresa. 

 

A importância do SOC

A violação de dados corporativos aumentou significativamente no Brasil e no mundo. Atualmente, as empresas precisam proteger seus dados e prevenir ataques cibernéticos em potencial. O SOC é o método confiável para responder essas ameaças de uma forma mais eficaz. 

O SOC é focado nas vulnerabilidades do sistema e fortalece a defesa da sua empresa, monitorando qualquer tipo de falha, perda mínima e até mesmo violação de dados. 

Sem os serviços SOC, os ataques de hackers podem ficar ocultos por um longo período, uma vez que as empresas não possuem competência para detectar e responder às ameaças em tempo hábil.

Com o SOC, as empresas visualizam melhor sua infraestrutura, podendo melhorar processos de forma contínua. Os principais benefícios do SOC são:

  • Detecção precoce
  • Vigilância elevada
  • Centralização de ativos
  • Gestão adequada às ameças
  • Medidas proativas
  • Monitoramento constante
  • Maior conscientização
  • Manutenção da conformidade
  • Consolidação das funções de segurança

 

Com o SOC da Everest Ridge, sua empresa conta com uma equipe especializada em segurança da informação e um plano eficaz de proteção aos seus dados e arquivos. Quer saber mais? Fale com nossos consultores.