fbpx

Plano de segurança de redes corporativas

plano de segurança de redes corporativas

Plano de segurança de redes corporativas

A segurança dos dados corporativos sempre foi uma grande preocupação, principalmente depois da Lei Geral de Proteção de Dados. Vivenciamos um momento onde os ataques e roubos de dados estão cada vez mais comuns, ameaçando a segurança e a confidencialidade das informações. Por esse motivo, estabelecer um plano de segurança de redes corporativas é de vital importância, e deve ser feito o quanto antes. Para te guiar nesse processo, preparamos esse artigo completo sobre o assunto, continue com a gente!

 

Leia também: WAF- Web Firewall Aplication, o que é, para que serve e como melhora a segurança de sua empresa

 

Os Pilares da Segurança da Informação

A segurança da Informação é baseada em 7 pilares, que são:

Confidencialidade: a proteção dos dados confidenciais deve ser uma prioridade, não podendo ser divulgados fora do domínio da empresa. Esse critério é fortemente regrado pela LGPD.

Disponibilidade: o acesso às informações é garantido por leis aos seus proprietários, e esse pilar pode ser afetado pelas invasões e ataques (como o DDoS, por exemplo). Outro tipo de ataque muito comum é o seqüestro de dados, os chamados Ransomwares.

Integridade: esse quesito se refere à originalidade das informações obtidas na fonte e à sua manipulação. Qualquer conduta deve ser notificada ao proprietário das informações, e os transgressores estão sujeitos às penalidades previstas na LGPD.

Autenticidade: os dados obtidos devem ser mantidos íntegros, sem nenhum tipo de modificação. Isso também engloba a segurança na coleta dessas informações.

Irretratabilidade: esse pilar, também conhecido como “não repúdio”, tem o objetivo de impedir que um usuário se exima da responsabilidade de ter assinado ou criado algum documento.

 

Leia também: Armazenamento de dados sensíveis, como fazer corretamente?

 

Conformidade: o armazenamento e a utilização dos dados pela empresa deve ser embasa pelas leis e normas regulamentadoras.

Privacidade: é responsabilidade da empresa resguardar pelas informações dos usuários e manter a sua privacidade. O mesmo princípio é aplicado para a área da saúde, que deve proteger os dados sensíveis dos usuários, como informações de saúde, exames e tratamentos.

Para garantir a conformidade e a segurança dos dados da empresa, é preciso criar um plano de segurança de redes corporativas. Veja algumas dicas a seguir:

Dicas para um plano de segurança de redes eficiente

Levantamento: antes de mais nada, é necessário conhecer toda a infraestrutura da sua empresa, desde os ativos até os usuários. Essa análise ajuda a identificar pontos de melhoria e possíveis vulnerabilidades.

Controle de acesso: para otimizar a segurança da sua rede, é necessário controlar o acesso a ela, seja por meio de níveis de segurança ou verificação de duas etapas.
Atualização de softwares: a falta de atualização dos sistemas contribui para falhas e vulnerabilidades. Mantenha os softwares atualizados de acordo com a última versão disponível.

Rede wifi: esse é um dos pontos mais negligenciados pelas empresas, mas é um fator muito sério na segurança da rede empresarial. Por ser uma rede bastante personalizável, algumas falhas na segurança podem acontecer, e por esse motivo é importante investir em antivírus e criptografia. Utilize também senhas para redes internas e restrinja a rede de visitantes.

Cultura organizacional: de nada adianta obedecer a todos os critérios de segurança se os usuários não estão focados na segurança dos dados. Invista em treinamentos e capacitação para o seu time. Utilize manuais de boas práticas para que todos entendam como as vulnerabilidades são causadas e como evitar.

Conheça as soluções da Everest Ridge!

Especializada em segurança de rede e soluções em nuvem, a Everest Ridge pode te ajudar a aumentar a segurança da sua rede empresarial. Acesse o nosso site e entre em contato conosco, com certeza teremos a solução ideal para o seu negócio!

Conheça nossas soluções de Storage! Clique na imagem abaixo.

Sim!
Fale conosco!
Olá! Podemos te ajudar?