fbpx

Os impactos dos ataques com roubo de dados e como evita-los

Os impactos dos ataques com roubo de dados e como evita-los

Os impactos dos ataques com roubo de dados e como evita-los

A segurança digital é uma preocupação constante. Com a LGPD, que regulamenta a forma como as empresas irão lidar com os dados dos clientes, isso se tornou ainda mais latente. Neste sentido, é fundamental que sejam realizadas estratégias que evitem os ataques com roubo de dados.

Baixe agora mesmo o E-book gratuito

Segurança de dados para empresas

 

Mas antes de falarmos mais especificamente sobre isso, é importante conceituar alguns pontos:

 

– Os ataques com roubo de dados não se dão apenas através de ataques. Eles podem acontecer também com práticas mal-intencionadas de colaboradores. Por isso, o nível de acesso às informações precisa ser muito bem pensado.

 

– A segurança digital envolve uma série de fatores e não há um só que seja o mais importante. Você pode evitar roubos de dados, mas pode ser vítima de ataques DDoS, por exemplo.

 

Os impactos dos ataques com roubo de dados nas empresas

 

Segundo um relatório emitido pela IBM, o custo médio de uma invasão com roubo de dados ou violações aos mesmos, custa em média US$ 3,92 milhões (em valores atuais, mais de R$ 18 milhões). Naturalmente que isso pode variar bastante de empresa para empresa e do tipo de roubo de dados.

Porém, há um padrão que vem se mostrando muito fidedigno: os ataques vêm se tornando cada vez mais frequentes e mais caros para as empresas.

Além dos custos diretos dos ataques, como perda de dados, impossibilidades operacionais e indenizações por parte dos clientes, ainda há o valor que não pode ser mensurado, relacionado a reputação da marca.

Este, muitas vezes, é irreparável, a depender do impacto que o roubo de dados teve para a empresa em si.

Ou seja, a depender da intensidade dos ataques com roubo de dados, os mesmos podem levar uma empresa até mesmo a falência, a depender de seu tamanho e saúde financeira.

Isso só deixa claro o quanto é importante que haja uma estrutura de segurança muito bem elaborada.

É um investimento que se mostra muito abaixo do que os prejuízos por não possuir uma boa estrutura, podem trazer.

 

Como montar uma infraestrutura que diminua as chances de ataques com roubo de dados

 

Naturalmente, toda e qualquer empresa pode e muito provavelmente será atacada. Dificilmente uma estrutura consegue passar imune a este tipo de situação.

Porém, a questão não é evitar os ataques. É não estar vulnerável a eles.

Por isso, uma estrutura de segurança digital precisa ter diversos níveis de segurança e criptografia, precisa contar com bons softwares de proteção, um mapeamento completo da rede, bem como um serviço constante de monitoramento.

Não há regras neste tipo de situação. É preciso que cada empresa tenha um planejamento estratégico de sua infraestrutura. Isso envolverá também a questão de segurança.

Para completar, é fundamental que haja um monitoramento constante. Os ataques com roubo de dados geralmente não acontecem em poucos minutos. Muitas vezes, eles vão acontecendo por meses.

Por isso, o monitoramento é fundamental. Ele irá detectar atividades fora do padrão da empresa e muito provavelmente, eliminará o sequestro de dados.

Fora isso, contar com uma equipe atualizada e bem preparada, também é fundamental. Se sua empresa não possuir isso, é muito mais viável trabalhar com uma terceirização.

A Everest Ridge é especializada em segurança digital e pode ajudar sua empresa a ficar mais segura.

Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta