fbpx

Monitoramento SOC, como ele melhora a segurança de sua empresa

Monitoramento SOC

Monitoramento SOC, como ele melhora a segurança de sua empresa

O SOC (Security Operations Center) é uma das ferramentas mais importantes para o monitoramento de segurança das redes de uma empresa. Através do monitoramento SOC, é possível centralizar ferramentas e softwares e tornar todo o processo muito mais produtivo e eficiente.

Para entender melhor como o monitoramento SOC funciona, é importante saber que ele integra diferentes ferramentas, em um lugar só.

Pense da seguinte forma: uma empresa pode possuir um firewall, anti-vírus, criptografia, sistema anti-DDoS e muitas outras ferramentas de segurança.

O grande problema é que se olharmos estas ferramentas em separado, além da dificuldade em gerar relatórios confiáveis, será muito mais trabalhoso e a depender da estrutura, teremos uma demanda de mão de obra muito maior.

Neste sentido, para qualquer empresa que preze pela segurança de seus dados, o monitoramento SOC é muito importante.

Monitoramento SOC, por que ele vai tornar sua empresa mais segura e produtiva

 

Hoje, muitas empresas têm grandes investimentos em infraestrutura de TI, que demandam muitos profissionais e recursos. Quanto mais econômicos e eficientes forem os processos, melhor.

Neste sentido, o monitoramento SOC traz exatamente isso: ele otimiza um processo estrategicamente fundamental, tornando-o mais eficiente e demandando menos profissionais.

 

Leia também: RPKI, o que é e como ele irá ajudar sua empresa a ser mais segura

 

Com a centralização de todas as ferramentas e profissionais que cuidam da segurança digital, em um centro, é possível que cada colaborador consiga agregar muito mais funções dentro de sua atividade.

Com isso, ganha-se em tempo, eficiência e temos muito mais economia.

Como é feito o monitoramento SOC?

 

O primeiro ponto para a montagem de um monitoramento SOC, é integrar os diferentes sistemas s softwares em um só local. Assim, relatórios gerados automaticamente, podem ser acessados através de um único lugar, facilitando todo o processo.

Esta integração depende de alguns pontos, como a forma que a rede foi desenhada e construída, quais softwares foram usados e o que cada um deles faz.

No geral, a implementação de um monitoramento SOC já traz consigo, uma otimização destes softwares. Muitas vezes, há inclusão de novos sistemas, para funções faltantes e em alguns casos, a exclusão de outros que são redundantes.

Após isso, são criadas camadas de monitoramento e alertas específicos para as ameaças. Dependendo do tamanho da estrutura da empresa, há até 3 níveis de monitoramento.

Em cada nível, as ameaças são detectadas e a resposta aos incidentes é feita de uma maneira específica.

Assim, é muito mais fácil de resolver pequenos e grandes problemas, pois cada membro da equipe, tem responsabilidades muito claras.

Para muitas empresas, que dispõe de equipes de TI menores, se torna difícil implementar um monitoramento SOC da forma correta.

Por isso, a terceirização do SOC é uma das melhores escolhas para grande parte das empresas.

Terceirização do monitoramento SOC

 

Imagine o seguinte cenário: sua empresa possui uma equipe de TI e decide implementar um SOC. Além dos custos, tempo e energia desprendidos para a implementação, provavelmente você ainda precisará contratar e treinar novos profissionais.

Dependendo da região onde você se encontra, será muito difícil conseguir bons profissionais.

 

Leia também: Segurança de e-mail corporativo e as boas práticas para seu setor de TI

 

Neste caso e em praticamente todas as empresas, se torna muito mais fácil, barato e produtivo, terceirizar o monitoramento de SOC.

Primeiramente, você contará com uma empresa com Know How nesta solução. Eles saberão implementar de uma forma econômica e segura,  todos os processos e com isso, ganhar em tempo e produtividade.

Além disso, com a terceirização do monitoramento SOC, sua empresa não precisará procurar, contratar e treinar novos profissionais.

Você terá a certeza que sua empresa está muito mais segura e não terá a necessidade de gastar uma energia elevada com isso.

Nós da Everest Ridge, somos especialistas em monitoramento SOC e podemos ajudar sua empresa a ficar muito mais segura. Entre em contato conosco.

Deixe uma resposta