Monitoramento de redes oferece mais eficiência e produtividade

monitoramento de redes

Monitoramento de redes oferece mais eficiência e produtividade

Em redes complexas, com inúmeras interações, uma pequena falha, pode trazer a paralisação de atividades fundamentais. Um servidor que não está funcionando direito, ou uma rede que está com gargalo de tráfego, podem prejudicar e muito o funcionamento da rede. Mas como evitar isso? A solução é só uma: o monitoramento de redes.

Uma rede que não é monitorada constantemente, pode apresentar pequenas falhas, que no contexto geral, trazem grandes problemas. Por exemplo, imagine uma rede que não tem o monitoramento adequado e acaba tendo um gargalo de tráfego em dados momentos. Neste caso, pode-se perder eficiência e principalmente, reduzir a produtividade de tudo que está ligado a mesma.

Redes precisam de monitoramento. Caso contrário, os problemas serão inevitáveis e recorrentes.

O monitoramento de redes previne problemas e diagnostica possíveis problemas, que se não corrigidos a tempo, podem causar o colapso da estrutura.

Como fazer o monitoramento de redes de forma eficiente?

Em alguns casos, isso pode gerar uma demanda de pessoal que muitas empresas não estão preparadas.

Além disso, para monitorar, é preciso ter uma boa base de ferramentas. No geral, isso é feito por camadas, dependendo de como a rede é construída. Por exemplo, pode ser usar o monitoramento de redes separado em 3 camadas:

  • Infraestrutura e TI;
  • Aplicações;
  • Serviços específicos da empresa.

Cada um destes setores, precisa de um monitoramento específico. Para que isso seja eficiente, é necessário que a implementação do processo de monitoramento, seja muito bem feita.

Caso contrário, o resultado não será viável.

Dada toda esta complexidade, para muitas empresas, se torna mais barato e eficiente, terceirizar este processo. E é o que nós, da Everest Ridge fazemos, através de nossos serviços de NOC (full networking outsourcing), nós oferecemos monitoramento 24/7 da rede de sua empresa, onde conseguimos capturar, classificar e registrar problemas que atrapalhem o desempenho. É algo que se torna muito mais econômico e eficiente para grande parte das empresas. Além disso, ainda temos o serviço de monitoramento de elementos específicos de sua rede.

 

Se você quer saber mais sobre o monitoramento de redes, converse com nossa equipe.  

Deixe uma resposta