fbpx

Monitoramento de redes e dados na era da IoT

Monitoramento de redes e dados na era da IoT

A Internet das coisas ou, no inglês Internet of Things (IoT) já é uma realidade, uma vez que engloba uma grande variedade de dispositivos conectados à rede. Essa ferramenta tecnológica está presente em residências, cidades, indústrias, empresas e até mesmo em utensílios domésticos. Esses dispositivos geram uma enorme quantidade de dados que precisam ser processados e monitorados. A segurança desse monitoramento de redes e dados na era da IOT depende da sua eficiência. 

A IOT é uma ferramenta tecnológica capaz de monitorar qualquer tipo de situação por meio da captação de dados, utilizando sensores e microchips. Dessa forma, é possível obter informações valiosas sobre o comportamento dos consumidores. Esse monitoramento de redes e dados contínuos tornou-se muito importante da era da IOT. Este artigo trata deste assunto. 

 

Potencial da IoT

A aplicabilidade da IoT é variada e engloba vários dispositivos como veículos com sistemas de navegação, videogames, geladeiras, gadgets como smartphones, tablets e notebooks, relógios, smart TV´s, sensores tecnológicos com uso industrial, automação comercial, residencial e industrial, sistemas de segurança, entre outros. 

Todos esses dispositivos se baseiam em serviços de internet para se manterem conectados. Diante disso, as tecnologias de NFC, bluetooth, sensores de proximidade, chaves inteligentes e outras são capazes de gerir e monitorar de forma inteligente os dispositivos. 

A IoT pode ser aplicada em vários dispositivos, por isso tornou-se tão importante monitorar as redes e dados. 

 

Monitoramento de redes e dados contínuo

E para lidar com esse volume de dados vindo da IoT, as empresas investem cada vez mais em ferramentas de monitoramento de dados contínuo, para aprimorar seus resultados e processos. 

Nas indústrias, os contêineres são monitorados através de sensores para controlar o volume das mercadorias. Diversos setores como de logística utilizam softwares de monitoramento de rotas para entregar suprimentos e produtos. 

Monitorar consumidores e seu comportamento de compra com a tecnologia Geonalystics produz informações valiosas às empresas para tornar o atendimento mais personalizado. 

Esse são alguns exemplos das possibilidades que o monitoramento de redes e dados na era da IoT podem proporcionar às empresas. Por isso, muitos delas estão investindo nessas ferramentas tecnológicas para tornar seus processos produtivos mais inteligentes. 

Segurança e confiabilidade no monitoramento

Para um uso eficaz da IoT, é importante que as empresas invistam na segurança, confiabilidade e privacidade dos dados. 

São bilhões de dados coletados que devem ser assegurados por meio de backups, sistemas antivírus, armazenamento em nuvem, criptografia, e outras ferramentas que garantam o monitoramento de redes e dados mais seguros.

Deixe uma resposta