Monitoramento de rede, terceirizar ou fazer internamente?

Monitoramento de redes

Monitoramento de rede, terceirizar ou fazer internamente?

O monitoramento de rede é fundamental para o bom funcionamento dos sistemas e para a segurança dos dados. Neste sentido, muitas empresas entram em uma dúvida constante: terceirizar o monitoramento de rede ou fazer ele internamente?

Há muitas questões envolvidas nisso e a resposta não é única, para todas as empresas. É preciso entender que o monitoramento de redes é uma atividade complexa, que envolve processos claros e muito bem estabelecidos. Neste sentido, primeiramente precisamos entender em que cenário sua empresa se encontra. 

Monitoramento de rede para quê

Sua rede precisa ser monitorada. Caso não seja, provável que existam atualizações que podem melhorar seu desempenho e segurança, gargalos de tráfego que não são percebidos e nem eliminados e riscos de segurança. 

Monitorar é um elemento fundamental na gestão de TI. Não importa o tamanho da empresa. 

Como monitorar?

Que é fundamental monitorar as redes de sua empresa, você já sabe. Mas como isso deve ser feito?

Leia também:

Terceirização de NOC, vantagens e como aplicar em sua empresa

Redução de custos com infraestrutura, sem redução de desempenho

 

Aqui entra uma das principais questões, no que se refere a terceirização do monitoramento de redes: a eficiência. 

Se você não possuir uma equipe, softwares e estrutura adequada, o monitoramento será ineficiente. E isso exige equipe, know how e investimentos, que na maioria dos casos, não se mostram viáveis em longo prazo. 

Neste sentido, o ideal para grande parte das empresas, é a terceirização do monitoramento de rede. 

Vantagens da terceirização do monitoramento de rede

Quando uma empresa faz o monitoramento de rede interno, precisa deixar alguns profissionais focados apenas nisso. Com isso, acaba perdendo potencial de estabelecer melhorias, através de sua equipe de TI. 

Além disso, será preciso criar processos, estabelecer padrões e investir em softwares de monitoramento. Ao terceirizar, você estará contando com uma equipe 100% focada nisso, equipamentos e softwares de ponta e processos claros e bem estabelecidos. Além disso, os profissionais que serão responsáveis pelo monitoramento de sua rede, já são treinados e qualificados para esta finalidade. 

Para completar, dependendo de como a estrutura e a rede são  construídas e estabelecidas, ainda há a questão de sugestão de melhorias. 

Uma empresa como a Everest Ridge possui profissionais qualificados e experiência para sugerir melhorias e otimizar tanto o desempenho da rede, como a sua segurança. 

Neste sentido, mesmo para grandes empresas, que contam com um time maior de TI, a terceirização se mostra como uma ótima alternativa. 

Além das vantagens citadas acima, ainda há a questão do foco em soluções. Tendo o monitoramento de redes terceirizado, sua equipe tem liberdade de tempo para implementar outras melhorias, fazendo com que a empresa se torne mais segura e produtiva. 

Apenas em casos muito específicos, onde há algum motivo realmente forte, é que o monitoramento interno se mostra mais eficiente. Para grande parte das empresas, a terceirização é mais viável. 

Se quiser saber mais, nós da Everest Ridge temos as soluções, como terceirização de NOC, soluções em segurança digital e projetos de redes, além do monitoramento de rede, para tornar sua empresa mais produtiva e segura. 

Entre em contato conosco.

Deixe uma resposta