fbpx

IX.Br registra um dos maiores picos de tráfego de internet no mundo

IX.Br registra um dos maiores picos de tráfego de internet no mundo

A quarentena, somada a facilidade de acesso à internet, trouxeram um dado histórico para o Brasil. No Último dia 23 de março, o IX.Br, um dos maiores pontos de troca de tráfego do mundo, registrou o pico de 10 Tb/s, colocando o Brasil entre os maiores do mundo.

Segundo esta reportagemo pico de acessos e de transmissão de dados se dá por diversos fatores. Primeiramente, o Brasil vem registrando um crescimento no tráfego de internet contínuo. Para se ter uma ideia, somente do ano passado para cá, o tráfego de internet no Brasil subiu mais de 60%.

Somando isso a atual situação de pandemia, ao uso acentuado de streaming, jogos e entretenimento em geral, temos um cenário de consumo bastante elevado de internet.

Além disso, também há a maior necessidade de troca de dados por conta do home-office, onde muitas vezes dados que eram armazenados localmente, passaram a estar disponíveis na nuvem.

Mas este pico, sem um colapso geral, só é possível graças ao aumento da disponibilidade de serviços de internet. Já falamos neste artigo, que já há presença de fibra óptica em mais de 98% dos municípios brasileiros.

Os ISPs, bem como a maior demanda por soluções de internet, permitiram um desenvolvimento maior neste sentido.

 

Deixe uma resposta