fbpx

Internet das Coisas (IoT) e sua função nas cidades inteligentes

Internet das Coisas (IoT) e sua função nas cidades inteligentes

A Internet das Coisas (IoT) é uma das grandes promessas de desenvolvimento de novas soluções e tecnologias para os próximos anos. Neste sentido, um conceito que ganhou muita relevância, apoiando-se no desenvolvimento da Internet das Coisas, é o de cidades inteligentes. Nesta reportagem, foram apresentadas algumas das premissas para a aplicação da Internet das Coisas nestes espaços.

Como sabemos, o governo brasileiro instituiu, em junho deste ano, o Plano Nacional de Internet das Coisas. Neste cenário, os ISPs e empresas provedoras de internet em geral, terão uma função de base no desenvolvimento de novas tecnologias. 

Grande parte das soluções em IoT, passam pela utilização de internet móvel, mas também há inúmeras aplicações para a banda larga. 

Segundo André Martins, COO da NLT Telecom, a IoT vem aumentando e integrando diferentes soluções de conectividade, sendo que a banda larga já não é a única forma de conexão. Isso, em termos práticos, permite uma interação mais completa e ainda mais possibilidades de soluções para a IoT.

Conforme a reportagem acima menciona, a criação de cidades inteligentes de verdade, passa por elementos como uma legislação eficiente, boa vontade governamental e práticas claras de segurança de dados. 

Ainda há muitos desafios a serem vencidos, mas  o cenário é animador, pois ano após ano, é possível verificar evoluções no setor.

Deixe uma resposta