Integração tecnológica da Indústria 4.0 é um desafio e uma grande oportunidade

Integração tecnológica da Indústria 4.0 é um desafio e uma grande oportunidade

A indústria 4.0 é uma realidade. Nela, dispositivos, humanos e sistemas estão completamente interligados e interagem constantemente entre si. Para que tudo isso funcione da melhor forma possível, as redes, bem como a conexão à internet precisam ser muito eficientes.

E é exatamente isso que esta reportagem, que entrevistou um importante executivo da Siemens, aponta.

Desafios da indústria 4.0 em termos de infraestrutura

O intuito aqui não é falar dos desafios na produção de soluções, mas sim, de como a infraestrutura é um ponto fundamental na indústria 4.0.

Inicialmente, a conexão em alta velocidade com a internet, é a base para tudo. Como a maioria das soluções é baseada em IoT, uma conexão segura é fundamental. Caso contrário, pátios fabris inteiros podem colapsar por falta de acesso à rede.

Mas sem sombra de dúvidas, um dos grandes desafios da indústria 4.0 está na otimização das redes. A transferência de dados se torna muito mais robusta. Outro ponto, em termos de redes, é a segurança. Como muita coisa é controlada através de sistemas, qualquer ataque que fura o sistema de segurança, pode trazer problemas imensos para as indústrias.

Resumindo, existem inúmeros desafios no que se refere a infraestrutura para a indústria 4.0. Em alguns setores e cidades, estes desafios já são menores. Em outras, ainda são muito grandes.

Esses desafios podem transformar-se em oportunidades. Os ISPs que oferecerem aos seus clientes uma conexão de alta qualidade e estável, terão uma clientela muito maior. Para as empresas que atuam com projetos de redes, é a oportunidade de oferecer soluções completas. Segurança, estabilidade e eficiência serão fundamentos para o crescimento da indústria 4.0.

As empresas que se adequarem a eles, acabarão tendo um mercado extremamente promissor.

Deixe uma resposta