fbpx

Guia completo sobre Storage: o que é, como funciona e como contratar

Storage

Guia completo sobre Storage: o que é, como funciona e como contratar

A capacidade de armazenamento de informações e dados da sua empresa, deve acompanhar o seu crescimento e evolução. Nem sempre, a compra de múltiplos HDs externos será a melhor solução para o seu negócio, sendo necessário um sistema de Storage para atender de forma mais adequada à todas as necessidades do seu negócio.

Mas o que é Storage? Para entender um pouco mais sobre o assunto, confira esse artigo que preparamos exclusivamente para você!

 

Leia também: Qual a diferença entre backup e storage na nuvem?

 

O que é Storage?

Em síntese, Storage, no âmbito do TI, se refere a um dispositivo ou repositório responsável pelo armazenamento dos dados da rede de uma empresa. Ele também pode assumir outras funções, como: servidor de arquivos, área para compartilhamento, backup, entre outros. Basicamente, tudo que é relativo ao processamento, armazenamento e uso de dados, mas sua principal tarefa é aumentar a capacidade de armazenamento de um ou mais servidores.

Dependendo da demanda da empresa, a utilização de dezenas de HDs não é muito viável, pois além do custo, o espaço físico disponível dentro do gabinete do servidor pode não ser o suficiente. Além dos HDs, é necessário acomodar outros componentes vitais para o funcionamento do sistema.

 

Leia também: Como funciona o Storage Cloud para empresas?

 

É importante lembrar, também, que a nova Lei Geral de Proteção de Dados estabeleceu parâmetros básicos para a segurança das informações armazenadas pela empresa. Para entender um pouco mais sobre esse assunto, confira esse artigo sobre o tema em nosso Blog.

Quais são os tipos de Storage disponíveis?

Para que a empresa tenha o melhor armazenamento para as suas necessidades, é importante conhecer os tipos de Storage disponíveis no mercado. Veja a seguir:

DAS – Direct Attached Storage

Esse dispositivo é conectado diretamente aos computadores (sejam eles estações de trabalhos ou servidores), e é basicamente uma extensão do armazenamento. Ele proporciona alta versatilidade para grandes volumes de informação, possibilita o backup e o compartilhamento de dados entre os computadores. Além disso, ele pode otimizar a performance de algumas aplicações.

NAS – Network Attached Storage

Esse tipo de dispositivo é conectado diretamente na rede, e possui um sistema operacional completo, podendo ser utilizado como servidor. Por meio dele, é possível centralizar e gerenciar os dados, além de compartilhar essas informações. Diferentemente do DAS, esse tipo de Storage pode ser compartilhado por múltiplos usuários, além de realizar o armazenamento via blocos, e não arquivos.

SAN – Storage Area Network

O SAN se trata de uma rede de armazenamento dedicada, que é conectada diretamente à rede e realiza o armazenamento por blocos. Esse tipo de rede garante um melhor desempenho, segurança e velocidade, além de centralizar o Storage. É considerada uma das melhores soluções em armazenamento.

Como escolher o Storage?

Para escolher o melhor tipo de rede para atender às demandas da sua empresa, é preciso ter em mente os seguintes aspectos:

– Para que o servidor será utilizado;
– Qual a capacidade necessária;
– Tempo adequado para processamento;
– Tipos de dados e nível de segurança necessário;
– Suporte e garantia.

Tendo essas informações, você poderá estabelecer o padrão necessário para a sua rede e encontrar aquela que melhor se adeque às suas necessidades. Para te ajudar nesse processo, você pode contar com uma consultoria especializada, como a Everest Ridge, que irá guiar a sua empresa nesse processo com o conhecimento e o suporte que você precisa!

Conheça nossas soluções de Storage! Clique na imagem abaixo.

Sim!
Fale conosco!
Olá! Como podemos ajudar?