Grande parte dos ISPs está despreparada para ataques DDoS, aponta pesquisa americana

Ataques hacker

Grande parte dos ISPs está despreparada para ataques DDoS, aponta pesquisa americana

Um estudo recente conduzido pelo Ponemon Institute LLC, denominado “The State of DDoS Attacks against Communication Service Providers” mostrou que apenas 29% dos ISPs americanos confiam em suas estruturas de segurança contra ataques DDoS, e 85% dos provedores de serviços que responderam à pesquisa disseram que os ataques contra suas organizações estão aumentando ou continuando no mesmo ritmo implacável. O relatório mostra que mesmo o maior mercado de ISPs do mundo possui muitas fragilidades.

Se transportarmos esta realidade para o mercado brasileiro, haja vista todos os desafios que os ISPs têm em termos de infraestrutura, teremos um quadro ainda mais complexo.

Vamos analisar o seguinte: como um ISP pode não oferecer aos seus clientes, uma boa estrutura de segurança? E se um ataque DDoS danificar a rede e fizer com que empresas e usuários percam acesso? As consequências podem ser gravíssimas. Além disso, ainda ficaram claros alguns medos mais comuns em relação a estes ataques.

Outros dados interessantes que esta pesquisa levantou, está relacionada aos teores que motivam os ataques.

A extorsão para ganhos financeiros é o risco que mais assusta, segundo 48% dos entrevistados. Além disso, ainda existe o receio que os ataques DDoS sejam apenas uma forma de distrair a equipe de segurança, para ataques maiores e ainda mais devastadores. Resumindo, a pesquisa mostrou que as motivações mais comuns são as financeiras.

Outro dado levantado pelo estudo é que grande parte dos ataques acontece por ataques em níveis de protocolo de rede ou por ataque por “inundação”. Ou seja, os ataques buscam tanto invadir a rede, como deixá-la sem uso, dependendo do nível do ataque.

A pesquisa é enfática em trazer a importância de qualquer empresa apresentar boas práticas de segurança digital, contra invasores e ataques.

Deixe uma resposta