fbpx

Gestão de segurança de redes para empresas

gestão de segurança de redes para empresas

Gestão de segurança de redes para empresas

A todo momento, até mesmo enquanto você está lendo este texto, existem ataques sendo executados contra redes e servidores, no mundo todo. Infelizmente, é uma realidade onde praticamente não há como extinguir o processo. Cabe então às empresas, buscar formas de defesa. Neste sentido, a gestão de segurança de redes corporativas é a alternativa mais viável e segura, para toda e qualquer empresa que possa estar vulnerável.

Mas a gestão de segurança de redes vai muito além de apenas instalar mecanismos de defesa. Ela engloba um cenário mais amplo, para que os ataques não sejam prejudiciais e caso eles venham a acontecer, haja uma tática de defesa.

O papel fundamental da gestão de segurança de redes em uma equipe de TI

Se formos analisar, grande parte das empresas tem um setor de TI muito focado em desempenho, mas que muitas vezes, não tem tempo ou know how para criar um processo amplo, completo.

Neste ponto em específico, que entra a gestão de segurança de redes, que pode ser interna ou terceirizada.

Neste caso, há profissionais ou uma outra empresa, que estão especificamente responsáveis pela manutenção da segurança da rede como um todo. Este processo se inicia na homologação e instalação de equipamentos e principalmente, na documentação da rede.

Além disso, toda a instalação e configuração do Firewall e dos demais mecanismos de defesa, também fazem parte do processo de segurança. Para completar, se houver um bom processo de gestão de segurança de redes, ainda haverão testes rotineiros, a fim de encontrar vulnerabilidades.

Para completar, o processo de gestão de segurança de redes ainda deve conter planos de contingência, no caso de ataques.

 

Ferramentas de gestão segurança de redes corporativas que são indispensáveis

Neste cenário, há algumas ferramentas e soluções fundamentais para a gestão de segurança de redes corporativas.

Algumas são soluções completas. Outras, são ferramentas. Em face a isso, é importante ter uma integração disso tudo, para uma boa gestão de segurança de redes corporativas.

 

1- SOC

O monitoramento de redes constante é fundamental para evitar ataques e roubos de dados. Neste sentido, cabe a empresa escolher a melhor forma. No geral, a terceirização é muito mais viável

 

2- Anti-DDoS

Os ataques de negação de serviço, como os ataques DDoS, acontecem de forma bastante intensa. Neste sentido, é fundamental contar com uma solução Anti-DDoS.

3- Firewall e antivírus específicos

É preciso que os serviços de firewall e de antivírus sejam adequados as necessidades de sua empresa e não algo genérico. Neste sentido, profissionais competentes devem analisar cada caso em si.

 

 

Contratar ou terceirizar a gestão de segurança de redes corporativas?  

Para começar a analisar isso, temos que pensar na questão trabalhista. Um conjunto de profissionais, alocados, podem onerar a folha de pagamento de qualquer empresa. Neste sentido, se torna muito mais barato e eficiente, contratar uma empresa especialista nesses processos.

Primeiramente porque todo o know how de uma empresa especializada, dificilmente seria reunido em uma equipe interna. Além disso, o investimento acaba sendo mais viável. Sem contar que se a segurança se torna responsabilidade de uma empresa terceirizada, seu setor de TI tem muito mais liberdade para atuar nas questões mais específicas de sua empresa.

A Everest Ridge faz exatamente isso. Aplicamos toda a nossa experiência e soluções para garantir a segurança das redes de sua empresa, sem que seja necessário deslocar profissionais de seu setor de TI. Cuidamos de tudo e sua empresa fica muito mais segura, com um investimento muito mais inteligente.

Se quiser saber mais, entre em contato com nossa equipe e conheça nossas soluções.

Conheça nossas soluções de Storage! Clique na imagem abaixo.

Sim!
Fale conosco!
Olá! Podemos te ajudar?