fbpx

Firewall corporativo, como otimizar e escolher as melhores ferramentas?

Firewall corporativo

Firewall corporativo, como otimizar e escolher as melhores ferramentas?

A Internet otimizou os processos operacionais das empresas. Apesar de todas as suas facilidades, a internet permite que dados fiquem suscetíveis a possíveis ataques cibernéticos. A implementação de um firewall corporativo é fundamental para que as informações sejam preservadas. 

Baixe agora mesmo o E-book gratuito

Segurança de dados para empresas

 

O firewall corporativo é um recurso utilizado pelas empresas que têm a preocupação protegerem suas informações contra ameaças internas e externas. O firewall controla o acesso dos funcionários, tanto na entrada quanto na saída na internet; rastreia tentativas e sinais de invasão, determina o tráfego de dados, entre outros. 

 

Leia também: Rotinas de backup, como definir de forma eficiente a de sua empresa?

 

Entre outras palavras, o principal papel do firewall corporativo é disponibilizar ferramentas para prevenir que a rede da empresa seja infectada ou invadida por hackers. As melhores ferramentas de firewall corporativo são distribuídas em hardware, que permanecem integradas aos dispositivos de rede. 

 

Tipos de firewalls corporativos

Para escolher o firewall corporativo ideal, a empresa deve levar em consideração as seguintes questões: tipo de tráfego de dados, quantidade de computadores em rede, perfil dos usuários, entre outros. Dependendo do tipo da empresa, há uma solução ideal de firewall. 

Ambientes híbridos, em nuvem e físicos

Ambientes que possuem a infraestrutura híbrida, em nuvem são as visadas pelos hackers e se tornam um verdadeiro para área de TI. O firewall a ser implementado nesse ambiente precisa ser extenso, flexível e com alta capacidade de segurança. 

Redes avançadas

Para redes avançadas e mais amplas (acima de 30 computadores em rede), é fundamental ter um firewall mais aprimorado, com inspeções mais detalhadas e profundas que serão capazes de otimizar o desempenho da rede e prevenir invasões. 

Micro e pequenas empresas

As micro e pequena empresa que possuem menos de 30 computadores, não é preciso instalar um firewall tão robusto. Os principais recursos que um firewall precisa ter são regras de filtragem, criação de perfis e outros requisitos básicos. 

 

Leia também: Soluções de segurança de dados que otimizam sua proteção contra ataques

Como escolher um firewall corporativo?

É importante escolher um firewall corporativo adequado as necessidades e ao perfil da sua empresa. O primeiro passo é analisar quais são os pontos vulneráveis da infraestrutura. A partir daí, a empresa identifica as funções do firewall corporativo que vão atender ao seu ambiente de mercado. Além disso, leve em consideração, os seguintes pontos:

Defina políticas de segurança

A política de segurança serve para estabelecer critérios e padrões mínimos de segurança. Se a empresa terá uma postura mais restritiva em relação aos acessos ou mais permissiva. Tudo isso depende do tipo da empresa. 

Pesquise sobre o fabricante

Procure conhecer a reputação do fabricante do firewall corporativo. Isso vai te ajudar a reduzir prejuízos e transtornos após a instalação do mesmo. 

Conheça as práticas de segurança adotadas pela desenvolvedora. Entre em contato com outros clientes do fabricante e avalie se ele possui atendimento e suporte adequados. 

Instale o VPN

A VPN (Virtual Private Network) ou Rede Privada Virtual certifica que o controle e a segurança de acesso do usuário, mesmo quando ele está fora da empresa e precisa acessar informações da empresa. 

Crie normas de filtragem

Crie normas de filtragem como validação dos sistemas, sites e web que serão usados dentro da empresa. 

Instale outras funcionalidades

Além do firewall corporativo, a empresa deve instalar outras funcionalidades como antispam, filtro de navegação web, antivírus e IPS/IDS. Verifique se o fabricante fornece o firewall com esses outros serviços. 

Crie uma política de acesso para visitantes

Muitos visitantes acabam solicitando a senha do wifi. Atualmente, qualquer tipo de empresa precisa estar preparada para esse tipo de situação. Por isso, é importante que a empresa crie um manual de acesso à rede para visitantes, via wifi. O acesso para visitantes precisa ser diferente da estrutura da empresa. 

Faça auditorias

Realizar auditorias frequentemente permite que a empresa identifique possíveis erros na execução do firewall corporativo, bem como seu desempenho. 

 

Escolher o melhor firewall corporativo não é uma tarefa simples, mas vale o investimento. Para saber mais, fale com nossos consultores. 

Deixe uma resposta