fbpx

Como tornar sua empresa mais eficiente com o cloud computing?

Como tornar sua empresa mais eficiente com o cloud computing

Como tornar sua empresa mais eficiente com o cloud computing?

A computação em nuvem ou cloud computing mudou o comportamento das empresas e se tornou um diferencial de mercado para as organizações que desejam otimizar seus resultados e reduzir custos. 

 

 

 

A computação em nuvem ou cloud computing mudou o comportamento das empresas e se tornou um diferencial de mercado para as organizações que desejam otimizar seus resultados e reduzir custos. 

 

O que é Cloud Computing?

A cloud computing é uma ferramenta tecnológica que disponibiliza recursos e serviços digitais sob demanda, utilizando a conectividade e a escala para hospedá-los esses serviços na internet. Os recursos mais comuns são armazenamento de dados, programas e arquivos, processamento de informações, e até soluções de infraestrutura. 

O termo cloud computing apareceu pela primeira vez no final dos anos 90, porém sua história comercial começou em 2008, em que várias empresas passaram a aderir o conceito. Cinco anos depois, as organizações já tinham grande aceitação a ferramenta que permitia armazenar dados e programas. 

A partir daí, clientes em todo mundo passaram acessar arquivos, serviços, dados, informações, programas de qualquer dispositivo com conexão, como smartphone, tablet, notebook e computador. 

 

A importância do cloud computing

Atualmente, toda empresa que deseja se manter relevante no mercado, precisa investir em cloud computing. As vantagens da computação em nuvem são variadas para tornar sua empresa mais eficiente:

  • Uso eficiente do espaço físico
  • Foco no core business
  • Facilidade de acesso e compartilhamento
  • Controle sobre as informações
  • Trabalho remoto
  • Redução de custos na aquisição de equipamentos
  • Aumento da produtividade
  • Maior escalabilidade
  • Melhora da segurança da informação
  • Redução de lixo tecnológico
  • Maior velocidade na execução de tarefas

 

Como funciona a Cloud Computing?

Para funcionar, a Cloud Computing utiliza o servidor remoto para que os dispositivos da sua empresa sejam conectados aos recursos que se encontram centralizados nesse ambiente. 

O Cloud Computing armazena todos os dados e informações necessários para executar serviços e programas. Isso quer dizer que informações e propriedades podem ser adicionadas, editadas e excluídas de qualquer parte do mundo. Essa ferramenta tecnológica pode ser utilizada para vários fins como transmissão de áudio e vídeo, análise de dados, criação de aplicativos, fornecimento de sistema sob demanda, entre outros. 

Diante das funcionalidades, há 3 tipos de nuvens: privada, pública e híbrida. A empresa deve entender cada um desses tipos para usar no seu negócio. 

Nuvem privada

Com a nuvem privada, a infraestrutura é mantida no próprio ambiente da empresa. Com isso, somente funcionários autorizados poderão ter acessos aos recursos, sendo possível personalizar funções. 

A nuvem é criada de acordo com as necessidades da empresa, para atender às demandas personalidades do seu negócio. A nuvem privada é voltada para empresas que precisam seguir regulamentos e regras bem específicos, para manter a privacidade dos dados e a segurança otimizada. 

Nuvem pública

A nuvem pública pode ser compartilhada por duas ou mais empresas, e conta com recursos de armazenamentos, backup, compartilhamento, entre outros. 

As empresas que escolhem essa modalidade precisam economizar, pois o valor é mais baixo. 

Nuvem híbrida

A nuvem híbrida reúne as qualidades das duas anteriores e permite que os aplicativos e dados sejam compartilhados entre ambas. Com isso, a empresa pode definir quais os recursos que deseja trabalhar na nuvem privada, e quais poderão estar na pública. Isso permite maior economia e segurança

Quer saber mais como tornar sua empresa mais eficiente com o cloud computing? Fale com nossos consultores.