fbpx

Como proceder em caso de um ataque DDoS?

Como proceder em um ataque DDoS

Como proceder em caso de um ataque DDoS?

O crime cibernético aumentou consideravelmente em 2020, principalmente por conta da pandemia causada pelo Covid-19. O ataque DDoS foi uma das principais ameaças que afetaram empresas de pequeno a grande porte. Neste artigo, você vai entender como proceder em caso de um ataque DDoS.

 

O que é o ataque DDoS?

A sigla DDos significa Distributed Denil of Service. Numa tradução próxima é Negação Distribuída de Serviço, que é um termo que apresenta o tipo de ataque malicioso.

O ataque DDoS tem como principal objetivo sobrecarregar um computador e um servidor, esgotando todos os seus recursos como processamento e memória até deixá-lo indisponível para que os usuários acessem a internet. 

Esse tipo de ameaça cibernética é diferente dos demais ataques, onde os cibercriminosos infestam sistemas e computadores com pragas virtuais, afim de destruir arquivos. O ataque DDoS permite que servidores se sobrecarreguem, tornando os sites lentos e fora do ar. 

Em geral, os hackers têm um motivo específico e malioso para usar o ataque DDoS. Uma empresa pode ter prejuízos incalculáveis com o site indisponível. Pensando nisso, muitas pagam por resgate para reaver seus servidores. 

 

Como funciona o ataque DDoS?

O ataque DDoS tem início na criação de um fluxo coordenado e contínuo de falsas solicitações para acessar a um servidor ou computador. Com isso, o alvo fica sobrecarregado de pedidos intermináveis e ilegítimos e não conseguem atender a toda demanda de solicitações. No meio de alto volume de pedidos, há as verdadeiras, que realmente querem consumir o conteúdo do site e serão prejudicadas pelo ataque. 

 

Leia também: Proteção contra ataques DDoS, como criar um planejamento adequado

 

Em 2020, ocorreu o maior ataque DDoS em todo mundo. Durante 10 minutos, o site da GitHub, maior plataforma de edição, desenvolvimento e controle de arquivos para projetos colaborativos, se tornou lento e instável, movimentando mais de 1,3TB/S de dados. O ataque teve origem em milhares de equipamentos que têm Ips únicos, como celulares, tablets, notebooks e computadores, e comprometeu o sistema de cache de memória, onde sãos armazenados os dados.

 

Como proceder em caso de um ataque DDoS?

Você deve estar estar preocupado e pensando: Como devo proceder em caso de um ataque DDoS e como proteger minha empresa disso?. Não fórmula mágina, mas é importante estar preparado para enfrentar uma situação de posssível ameaça, pois você nunca sabe quando o ataque DDoS vai ocorrer. 

Muitas empresas quando sofrem um ataque DDoS, acabam não fazendo nada por medo da reação do mercado, constrangimento, falta de suporte ou experiência. Essa é uma atitude errônea. O primeiro passo é notificar e denunciar a polícia, e oferecer todas as informações necessárias, incluindo os servidores e sistemas que foram atacados. 

Especialistas recomendam que as empresas nunca devem pagar aos cibercriminosos. Não há garantia que o hacker alterou, copiou o sistema ou servidor da sua empresa Além disso, isso encoraja novos ataques. Caso você tenha uma equipe de TI, tente descobrir o endereço de IP dos hackers. Isso vai ajudar na investigação. 

O terceiro passo é analisar as vulnerabilidades do seu servidor. Dessa forma, você vai descobrir o que permitiu que seu site sofresse um ataque DDoS. 

O quarto passo é tentar se proteger contra os ataques DDoS. Para isso, adote medidas preventivas e paliativas, tais como:

  1. Invista em larga banda
  2. Utilize Firewall para fazer o gerenciamentos das conexões
  3. Contrate soluções de proteção para seus servidores
  4. Tenha um equipe capacitada e especialidade para dar suporte
  5. Proteja dua infratutura de rede
  6. Terceirize servidores e provedores, principalmente os baseados em nuvem. 

Os ataques DDoS são muitos comuns, chegando a milhares por dia. Para evitar que o funcionamento de sua empresa seja comprometido, fale com nossos consultores e saiba como se proteger os ataques DDoS. 

Conheça nossas soluções de Storage! Clique na imagem abaixo.

Sim!
Fale conosco!
Olá! Podemos te ajudar?