fbpx

Como o monitoramento de redes otimiza a produtividade de sua empresa

Como o monitoramento de redes otimiza a produtividade de sua empresa

Como o monitoramento de redes otimiza a produtividade de sua empresa

O monitoramento de redes aumenta velozmente em todo mundo, pois as redes de computadores estão cada vez mais complexas e maiores. Para que as empresas alcance suas metas de maneira eficiente e rápida, as redes precisam funcionar e serem monitoradas 24 horas. 

Como há necessidade de todas as redes estarem disponíveis ao mesmo tempo, é fundamental ter o acompanhamento continuamente, a fim de evitar erros e falhas. É evidente que nenhum sistema ou software está imune a erros. Por isso, o monitoramento constante é tão importante para evitar interrupções e comprometer a produtividade da empresa. 

 

Mas afinal, o que é o monitoramento de redes?

O monitoramento de redes é o ato de verificar o funcionamento de toda infraestrutura de TI de uma determinada empresa, que esteja relacionada à rede. Geralmente, empresas especializadas utilizam softwares para realizar esse serviço, enviando relatórios e alertas pré-programados para a empresa contratante. Dessa forma, é possível corrigir incidentes e prevenir erros, antes que os usuários notem que há algum problema na rede. 

 

Leia também: As vantagens da terceirização do NOC

 

Entre outras palavras, o monitoramento de redes tem como principal objetivo a manutenção da estabilidade do ambiente de TI e a preservação do desempenho dos colaboradores. Além disso, o monitoramento de redes permite ao gestor tomar decisões de forma mais assertiva. Sem o monitoramento de redes adequado, a empresa terá problemas para checar os dados necessários para o planejamento, no que diz respeito ao setor tecnológico.

Devido a complexidade das redes, qualquer problema que venha ocorrer nelas, costuma reduzir a produtividade da companhia. Afinal, sem as redes, os colaboradores não serão capazes de realizar suas atividade no tempo proposto. 

 

Benefícios do monitoramento de redes

O maior benefício para as empresas que monitoram as redes é a prevenção de erros. Quanto mais colaboradores usam a rede, mais ela fica propensa à lentidão, falhas em downloads, indisponibilidades de acesso etc. O monitoramento de rede é imprescindível para toda empresa. Além de detectar qualquer eventualidade, o monitoramento reduz gastos desnecessários, melhora a segurança de dados e confiabilidade e otimiza a produtividade da empresa. 

Um bom monitoramento de redes disponibiliza diversas soluções para as empresas. Confira os principais benefícios:

  • Otimização dos investimentos em TI
  • Redução de custos
  • Dimensionamento correto dos recursos de rede
  • Manutenção programada
  • Rastreamento de falhas
  • Identificação preventiva de erros
  • Melhora no desempenho dos sistemas e operações
  • Identificação de padrões

 

A execução de um monitoramento de redes eficaz passa por soluções tecnológicas automatizadas que incrementem o controle desse ativo. Para isso, essas soluções devem monitorar e analisar hardwares, sistemas geranciais, equipamentos de rede, temperatura de datacenter, aplicações, pontos de acesso à web, suprimentos, switches, softwares, roteadores, segurança da informação, entre outros. 

 

Leia também: Redução de Downtime, como tornar sua rede disponível sempre

 

A partir do monitoramento de redes, é possível detectar inconsistências, bugs, falhas, que permitem a correção preventiva o mais rápido possível. Dessa forma, o tempo de indisponibilidade e interrupções da rede será reduzido drasticamente, impactando diretamente na produtividade de sua empresa. 

Para saber mais sobre o monitoramento de redes e de que forma ele pode contribuir para aperfeiçoar a gestão desse ativo para sua empresa, fale com nossos consultores.

Sim!
Fale conosco!
Olá! Podemos te ajudar?