fbpx

Como funciona o Storage Cloud para empresas?

Como funciona o Storage Cloud_

Como funciona o Storage Cloud para empresas?

Os serviços de nuvem não são mais novidade no mundo corporativo. No entanto, muitos profissionais e gestores de diferentes segmentos se perguntam: o que é Storage Cloud e como ele pode funcionar na minha empresa?

Muitas empresas ainda não têm a oportunidade de agregar mobilidade e mobilidade de dados. O Storage Cloud ou armazenamento em nuvem é uma ferramenta que permite manter arquivos e dados sincronizados em todos os dispositivos, como notebooks, tablets, smartphones, desktops. Os arquivos ficam armazenados num servidor seguro. Todas as alterações feitas em determinado dispositivo são propagadas para os outros sincronizados neste servidor. 

Essa solução adiciona maior segurança contra perda e danos de dados considerados mais importantes para o seu negócio. Em geral, a empresa terceirizada oferece uma rede grande de servidores virtuais capacitados para que o próprio usuário gerencie o ambiente online e seus arquivos à distância. 

Leia também: Backup em nuvem gerenciado – Como controlar os custos com grandes volumes de dados

Como funciona o Storage Cloud?

Empresas Google, Dropbox, Microsoft oferecem o serviço de Storage Cloud mais simples e gratuito no mercado, em que o usuário migra arquivos e pastas para um ambiente online. No entanto, o espaço oferecido é muito pequeno, variando em torno de 5GB, que podem suprir apenas para o uso pessoal. 

As corporações possuem uma maior quantidade de informação a ser armazenada e precisam de uma empresa especializada no armazenamento de nuvem. Esse serviço funciona graças aos protocolos destinados na circulação de dados estruturados entre plataformas descentralizadas e distribuídas como SOAP (Simple Object Acess Protocol), REST ((Representative State Transfer), APIs ((Application Programming Interfaces).

Mesmo que a implementação e o funcionamento do Storage Cloud sejam muito simples, a tecnologia mostra um grau de complexidade elevado. O Storage Cloud pode ser categoria em 4 divisões, de acordo com a necessidade de cada cliente:

Infraestructure as a Service

Numa tradução, significa a infraestrutura como serviço. É voltado para empresas com facilidade de gerenciamento e elevada flexibilidade. Nesse tipo, os servidores, equipamentos de redes e softwares são terceirizados. 

Function as a Service

Essa modalidade “função como serviço” permite executar um pedaço de código de acordo com a demanda do cliente, atingindo escalabilidade alta. É voltada para um desenvolvimento específico, trazendo muitos benefícios em termos de custos. Um aplicativo de reservas de mesas num restaurante é um ótimo exemplo. 

 

Leia também: Gestão de Backup Corporativo, como criar processos baratos e eficientes

 

Plataform as a Service

Também voltado para o uso corporativo, as “plataformas de serviço” incluem diversos recursos como: interfaces, armazenamento, aplicativos para uso local da empresa, testes operados, banco de dados etc. Todos esses recursos podem ser gerenciados pela própria empresa à distância. Sua principal vantagem é a possibilidade de combinar diferentes componentes para adquirir as funcionalidades desejadas. 

Software as a Service

Na modalidade “software como serviço” encontram-se os sites populares como Dropbox, Box, Mega, Google Drive e Onedrive, que disponibilizam o serviço gratuitamente, com restrição de capacidade. Para expandi-la, é necessário contratar um plano. Em geral, essa modalidade é utilizada basicamente para o uso pessoal, uma vez que o usuário não tem controle algum. Ele não pode controlar as manutenções, periodicidade de backup, entre outros. 

 

O Storage Cloud é uma estratégia eficiente para todas as empresas que desejam armazenar seus arquivos num ambiente mais seguro, aumentar a segurança e a escalabilidade e reduzir custos. Quer saber mais? Fale com nossos consultores.