Como evitar ataques DDoS e proteger sua empresa

evitar ataques DDoS

Como evitar ataques DDoS e proteger sua empresa

Nenhuma empresa está livre de ataques DDoS. Qualquer aplicação que esteja online, pode sofrer este tipo de ataque. Por isso, é muito importante na gestão de segurança digital de qualquer empresa, que haja um planejamento para evitar ataques DDoS. 

Mas para evitar este tipo de problema em sua estrutura, é importante contar com alguns elementos. 

Guia de proteção contra ataques DDoS

Para evitar ataques DDoS, é preciso criar um contexto geral de segurança digital. Sem um processo bem estabelecido, com diferentes formas de monitoramento e planos de contingência, sempre haverá alguma brecha. 

Como os ataques DDoS são oriundo de diferentes fontes, geralmente o simples bloqueio de um IP, não irá resolvê-lo. Isso sem contar, que quanto mais rápido ele for detectado, melhor para a sua solução. 

Para te ajudar, criamos um guia com todas as etapas de proteção contra ataques DDoS.

Passo a passo para evitar ataques DDoS

1- Mapeamento de redes

O mapeamento de redes não é necessariamente um serviço de segurança, mas está inserido no contexto de proteção. Com uma rede mapeada, é possível encontrar possíveis problemas de segurança e resolvê-los. Na grande maioria dos casos, para evitar ataques DDoS, precisamos corrigir problemas da rede em si e não apenas criar aplicações de segurança. 

2- Análise de vulnerabilidade e Pen Test

Após ter um mapeamento completo, é hora de verificar onde a rede está mais vulnerável. Isso se dá através da análise de vulnerabilidade e do Pen Test (uma simulação controlada de ataque). 

Com isso, é possível verificar os pontos onde o ataque pode acontecer e corrigi-los, sem qualquer prejuízo ou problema. 

3- Criação do planejamento de segurança

Neste item entram questões mais técnicas e específicas, como a instalação de um firewall adequado, equipamentos de proteção, soluções de bloqueio de ataques e todo o restante. 

É muito importante entender que este planejamento de segurança para evitar ataques DDoS deve ser feito de acordo com o contexto das redes e sua utilização. A simples instalação de alguns produtos ou soluções, não será o suficiente em muitos casos. É importante que a rede seja analisada e as soluções sejam integradas. 

Caso contrário, além de não proteger sua rede de forma eficiente, é possível ainda que o desempenho da mesma seja prejudicado. 

4- Monitoramento de rede

Mesmo com todas as aplicações, é fundamental que haja um monitoramento de redes eficiente. Muitas vezes, os ataques DDoS acontecem de formas diferentes e as soluções de monitoramento e mitigação do mesmo, precisam de auxílio para serem executadas com eficiência. 

Por isso, monitorar a rede e verificar possíveis picos de acesso incomuns é fundamental para manter a qualidade de sua rede. 

Tudo isso, integrado a um bom plano de gestão de TI, vai fazer com que suas redes estejam protegidas e seja possível evitar ataques DDoS. 

Contar com ajuda especializada, soluções específicas e validadas em diferentes cenários, faz com que a prevenção dos ataques seja muito mais eficiente. E é exatamente isso que nós, da Everest Ridge oferecemos. 

Desde o diagnóstico, até o planejamento e implementação de seu projeto de segurança da informação, pode contar com nossa equipe e soluções. 

Para saber mais, entre em contato conosco e solicite uma proposta. 

 

Deixe uma resposta