fbpx

Como criar um plano de backup corporativo

Como criar um plano de backup corporativo

Um plano de backup corporativo, além de proteger dados sensíveis, ainda traz uma melhora no desempenho da rede. Para isso, é fundamental que este planejamento de backup seja feito de forma individualizada, de acordo com as necessidades da empresa.

As situações mais frequentes para uma empresa perder dados são falhas na segurança, invasões, vírus, falha de usuários e equipamentos, falhas lógicas, partições corrompidas e deletadas, erros em arquivos, sinistros como alagamento, incêndio e furto.

A melhor forma do backup corporativo se tornar eficiente é fazer o mapeamento dos procedimentos para armazenar os dados, identificar pontos de falhas e locais de armazenamento

Após a escolha da melhor solução de backup para sua empresa, você precisa pensar na elaboração do plano de backup. Esse documento deve levar em consideração o nível de segurança que você deseja para os dados da empresa, tamanho do investimento, a importância das informações e o tipo de cobertura.

 

Pontos relevantes do plano de backup corporativo

O primeiro passo para elaborar um plano de backup corporativo eficiente é a realização de um mapeamento de todo ambiente. Dessa forma, você vai descobrir quais dispositivos (servidores, computadores, celulares, notebooks, tablets) armazenam dados necessários ao negócio.

 

O próximo passo é identificar o caminho que os dados percorrem para chegar ao dispositivo de armazenamento, onde ficará centralizado o backup. Também é preciso estudar como o setor de TI será impactado no processo.

A partir daí, é fundamental observar os seguintes pontos para elaborar o plano de backup:

Plano de backup corporativo, analisando a janela de Backup

É o período para executar o processo de backup, sem interromper ou atrapalhar a produtividade dos colaboradores da empresa. Em geral, é definido fora do horário de trabalho. Em caso de empresas que funcionem 24 horas, o ideal é verificar o período do dia ou semana em que a carga de trabalho é menor, para implementar a solução.

Versionamento

É o entendimento do gestor, se a empresa precisa de diferentes versões do mesmo arquivo. Um cenário que é preciso manter várias versões de um mesmo arquivo, alterado por vários funcionários, a empresa vai precisar de um espaço maior de armazenamento. É importante entender esse cenário, pois fará diferença na contratação da capacidade para armazenamento.

Tempo de retenção

É o período que o arquivo precisa ser mantido e estar disponível para os funcionários. Esse tempo é variável de acordo com ramo de atividade de cada empresa e tipo de arquivo. É fundamental identificar a vida útil dos dados, uma vez permite que informações menos utilizadas sejam transferidas para áreas de armazenamento de custo menor. Com isso, a performance do backup é otimizada.

Descarte ou Archiving 

Quando um arquivo não é mais usado, o gestor precisa definir se o mesmo será arquivado ou descartado. Sem um plano de backup eficiente, a empresa pode armazenar informações incompletas, desatualizadas e de forma desorganizada, utilizando recursos desnecessários.

Tempo estimado para o processo de restauração

A soluções de backup corporativo escolhida precisa ser submetida a testes, em período determinado, com objetivo de identificar possíveis falhas e promover melhorias.

 

Leia também: Backup empresarial, como manter seus dados seguros com um investimento adequado

 

Determine o tempo necessário para o sistema se restaure, em caso de desastres. É importante manter as ferramentas atualizadas também, identificar o tempo de inatividade do sistema e avaliar a necessidade real da empresa.

Planejamento

Tenha ciência que o primeiro backup é o mais demorado, portanto é fundamental planejar com antecedência, o tempo necessário para a primeira cópia de todos os dados. Dessa forma, você vai evitar reclamações de funcionários.

 

Leia também: Backup gerenciado, uma ferramenta de desempenho e segurança

 

As soluções de backup corporativo vistas acima podem ser complementares, para atender várias demandas no mesmo cenário empresarial.

 

Deixe uma resposta