Trix engenharia e Everest Ridge contam como nasceu a Celérix, um backbone de alta capacidade para isps do mercado

Cenário

O mercado de Internet Service Providers (ISPs), está em plena expansão. Dos quase 30 milhões de domicílios com banda larga fixa, 6 milhões já são atendidos por fibra óptica, dos quais 50% são atendidos por provedores regionais. O crescimento dos ISPs Regionais é proporcional à necessidade de aumento de banda que as pessoas passaram a ter, já que hoje temos Netflix e Smart TVs e há uma necessidade crescente de melhor conexão. Segundo pesquisa da ANATEL, existem 10.416 empresas com licença SCM avançando suas operações a lugares mais remotos do país. O Brasil, por sua população, é o primeiro país da América do Sul e o quinto maior do mundo em consumidores de Internet.
Diante de um mercado tão próspero, a Trix Engenharia, que está no mercado há mais de 40 anos construindo obras nas áreas de saneamento básico, gás e telecom, percebeu que havia uma grande oportunidade no país, onde havia somente redes antigas e obsoletas, com experiências ruins de usuários de internet. Em 2014, a empresa decidiu aproveitar sua expertise em telecom e investir em um backbone para ajudar a solucionar este cenário. No entanto, surgiram dúvidas sobre como implantar uma rede de alta capacidade, que exige conhecimentos bastante específicos. Por meio de uma indicação, a Trix Engenharia chegou à consultoria da Everest Ridge, especializada em criar arquitetura de redes com alta disponibilidade, segurança de dados e tecnologia de última geração.
Para o grande desafio de montar a Celérix Telecomunicações (www.celerix.com.br), a Trix Engenharia contou desde o início, ainda em fase pré-operacional, com a consultoria da Everest Ridge. A Celérix oferece rotas em fibra óptica de alta capacidade para o chamado “whole sales”, ou seja, grandes consumidores, corporativos e ISPs (provedores de acesso à Internet) que estão localizados nas regiões Centro-Oeste, Minas Gerais, cidade de São Paulo e DF. Os clientes podem usar o novo backbones ópticos de alta capacidade em redes metropolitanas com qualidade de construção, manutenção e operação.
O Diretor Comercial da Celérix, Maurício Almeida, conta que a operação em tem sido um grande sucesso. “Em apenas sete meses de operação, já conquistamos mais de 20 clientes de grande porte e estamos seguindo com propriedade nosso plano de negócios, de crescer com qualidade e responsabilidade. Os sócios estão muito satisfeitos com os resultados até aqui, inclusive investindo para expansão da rede: a Celérix tem cinco novas rotas já projetadas e 1.500 Km de rotas subterrâneas a serem implantadas até 2020. Tem muita coisa boa vindo por aí”, declara.
Para ele, a Everest Ridge foi essencial no processo de oportunidade de negócios de IP. “Nossa estrutura foi desenhada para ser extremamente enxuta e, por este motivo, não podia errar ao entrar nesse novo mercado. Precisávamos de profissionais competentes e comprometidos com o projeto e forma de atuação, que é estar mais próxima dos clientes, proporcionando um pós-venda eficaz e muito mais rápido que o dos concorrentes. A Everest Ridge trouxe toda a sua expertise para nosso time, tornando-se responsável pela operação da rede e entendeu com perfeição a visão de negócios da empresa”, explica Maurício Almeida, Diretor Comercial da Celérix.
O principal produto da Celérix é o fornecimento de backbones DWDM de alta capacidade e qualidade de transmissão, atendendo em suas rotas grandes consumidores e ISP’s. “Fizemos desde o projeto e o desenho da topologia da rede, e indicamos as especificações de equipamentos que a Celérix precisava. A operação completa da rede também seguiu o projeto desenvolvido pela Everest Ridge e contempla desde de hosts de sistemas OSS, Engenharia de Tráfego, operação da rede nível 1, 2 e 3, suportando a operação 24X7, o que chamamos também de NOC”, comenta Eduardo Meirelles, Diretor Comercial da Everest Ridge.
A Celérix tem como diferencial os melhores e mais modernos e equipamentos do mercado, superando as redes antigas e obsoletas existentes na região, e conta com o acesso mais curto entre Brasília e São Paulo Capital, o que na prática significa uma rede de IP de alta velocidade para os clientes.

Detalhes do Projeto

Categoria : Infraestrutura

Data : Novembro de 2020

Local : São Paulo - SP

Cliente : Celérix

Amplie o sucesso e segurança de sua rede com a Everest Ridge

Oferecer qualidade de serviços é fundamental, mas garantir excelência e eficácia é uma vantagem competitiva importante para suprir a demanda de acesso e o aumento do tráfego, comum nas corporações em crescimento.