fbpx

Backup em nuvem gerenciado, porque sua empresa precisa dele?

Backup em nuvem gerenciado, porque sua empresa precisa dele?

O backup em nuvem gerenciado é uma das formas mais seguras e eficientes de sua empresa manter a qualidade do armazenamento de dados.

Através dele, é possível otimizar a forma como a rede armazena os dados, melhorar o desempenho e principalmente a segurança da rede.

Quais os riscos de não ter um bom sistema de backup em nuvem gerenciado?

 

O backup corporativo na nuvem possui várias características técnicas como sistema de criptografia, qualidades e tecnologia do servidor, etc. Essas características são fundamentais para que você escolha o melhor fornecedor de backup para sua empresa.

Muitos gestores retardam a decisão de contratar um serviço de backup e a empresa pode sofrer com desses graves incidentes:

  • Perda de informações devido a pane grave em servidor de dados;
  • Furto ou roubo do servido, impossibilitando a recuperação dos dados.
  • Ataque de vírus ou hackers, com sequestro das informações sigilosas da empresa.

 

Leia também: Política de backup corporativo, por que sua empresa precisa de uma?

 

Regras da ABNT  para backup corporativo

Por isso, é fundamental escolher um bom sistema de backup corporativo. Em primeiro lugar, é importante escolher um fornecedor que siga a norma NBR ISSO/IEC 27002 da ABNT. Essa norma estabelece as informações sobre o processo de backup, planos de contingência, localização de cópias, confidenciabilidade, entre outras.

Além disso, a norma garante que o fornecedor de backup precisa executar todas as etapas do processo do backup corporativo, as questões de segurança e proteção, inclusive no caso de perdas.

Quando sua empresa contrata um sistema de backup ruim, podem acontecer vários riscos. Os principais são perda de dinheiro, perda de credibilidade, falha de segurança, perda de dados, que podem comprometer a vida do seu negócio a curto prazo.

Leia também: Gestão de Backup Corporativo, como criar processos baratos e eficientes

Um bom backup corporativo deve ter um sistema de criptografia eficiente, que estende a todos os arquivos, como pastas, banco de dados e sistema operacional. Com isso, a restauração de dados, em caso de perda, será feita de maneira eficaz.

 

Automatizando o backup em nuvem gerenciado

 

Como já dito anteriormente, as informações e dados presentes nos arquivos digitais são um dos maiores ativos das empresas. Além de contar a história do seu negócio, esses dados são fundamentais para executar as atividades operacionais e estratégicas.

Por isso, é fundamental que sua empresa contrate o backup corporativo, pois garante maior tranquilidade, uma vez que as cópias de segurança desses dados e arquivos estão guardadas num local seguro.

Porém, não bastar apenas realizar o backup corporativo, é fundamental que esse serviço seja muito bem estruturado e automatizado. A automatização do backup corporativo apresenta várias vantagens para sua empresa. As principais são:

  • Evita a falha humana
  • Proporciona melhor alocação da equipe de TI
  • Reduz custos
  • Otimiza tempo
  • Facilita a restauração
  • Garante a segurança de dados

 

Ao adotar a automatização do backup, seu negócio terá maior flexibilidade e segurança nas operações e sua empresa contará com os melhores recursos humanos e físicos.

 

Backup em nuvem gerenciado, como controlar os custos com grandes volumes de dados?

 

Proteger os dados da sua empresa é uma das atividades mais importantes para que sua empresa tenha continuidade. O aumento dos dados produzidos pela empresa demanda cada vez mais investimento. Mesmo com o backup em nuvem gerenciado, que é uma solução mais segura e melhor custo-benefício, é importante controlar os custos com os grandes volumes de dados.

Mas com é possível controlar os custos mesmo com o aumento de dados?

 

Pessoal

O backup em nuvem gerenciado e automatizado permite que os profissionais de TI da sua empresa não trabalhem após o expediente ou nos fins de semanas, gerando custos na folha de pagamento, com horas extras e encargos.

A solução em nuvem permite que os backups sejam programados e executados em horários específicos, automatizados, sem a necessidade da intervenção dos funcionários.

 

Hardware e licença

Quando você escolhe soluções como data center, hd externo, entre outros, a empresa precisa investir em dispositivos, softwares e hardwares para que o backup ocorra de forma adequada. Principalmente com grandes volumes de dados, a empresa terá um custo alto com licenças, custos de manutenção, mídias, serviços e atualização.

Com o backup em nuvem gerenciado, a empresa só precisa de uma conexão com a internet. Os dados serão remotamente armazenados nos servidores do provedor de serviços. A empresa terá uma substancial economia.

Armazenamento

Com grandes volumes de dados, a quantidade de espaço para armazenar é muito grande. Por exemplo, num data center, será preciso contratar segurança física, ambiente climatizado, com umidade e iluminação adequada, etc.

Com o backup em nuvem gerenciado, os dados da sua empresa serão salvos nos servidores do provedor de serviço diretamente. Isso garante uma economia de custos.

 

O backup em nuvem gerenciado é a melhor forma de controlar os custos, quando sua empresa tem grandes volumes de dados, pois você só paga a mensalidade que o fornecedor da solução irá cobrar.

Máquina virtual e servidor em nuvem melhoram o desempenho e efetividade do backup em nuvem gerenciado

 

Além do backup em nuvem, uma das tecnologias utilizadas atualmente são as máquinas virtuais. Elas são ambientes isolados, uma versão virtual do equipamento capaz de executar os sistemas operacionais, aplicativos, de forma compacta e simples. 

Com a máquina virtual, é possível simular diferentes hardwares num único equipamento, conforme a necessidade de cada empresa. Além disso é possível definir a capacidade da máquina virtual, de acordo coma necessidade da empresa, ou seja, mais espaço em disco, mais processador ou mais memória. 

Dessa forma, a máquina virtual aumenta a flexibilidade, libera espaço físico da empresa, melhora a recuperação de falhas, reduzindo gastos. O processo da máquina virtual é realizado através de um software específico chamado de hypervisor. Esse software permite a execução das várias instâncias do sistema operacional ao mesmo tempo. Por consequência, isso aumenta a capacidade do processamento de sistema. 

 

Benefícios da máquina virtual e servidor em nuvem

O uso da máquina virtual e servidor em nuvem oferece benefícios mensuráveis e reais para melhorar o desempenho e a efetividade do backup nas empresas, independente do porte. Os principais são:

  • Redução de custos com hardware
  • Economia de energia
  • Maior produtividade da equipe
  • Maior sustentabilidade
  • Manutenção da infraestrutura simplificada
  • Economia de espaço físico
  • Gerenciamento centralizado dos recursos

 

A máquina virtual e servidor em nuvem permitem que a empresa execute a política de backup com mais precisão, efetividade, desempenho e agilidade. Essa virtualização dos servidores faz parte da transformação digital, tornando as empresas mais competitivas. 

 

Otimização de servidores de backup para melhora do desempenho

 

O servidor é um software ou computador responsável por acumular e centralizar tarefas e serviços. Dessa forma, em algum momento, sua empresa pode enfrentar algum incômodo com os servidores de backup corporativo. Problemas como falta de espaço, desempenho de hardware, configurações, fatores ambientais e velocidade reduzida podem causar queda na performance do serviço. 

 

Melhorar o desempenho do servidor é uma das atividades mais importantes dentro do setor de TI. Afinal, ele é o cérebro das operações internas da sua empresa.

 

Para obter maior desempenho, é importante que o software de backup de dados e o sistema operacional sejam configurados adequados. Para isso, a otimização do backup é um procedimento fundamental para garantir que os arquivos, informações e dados não sejam perdidos. 

Além disso, a otimização permite que os computadores executem o backup de forma mais rápida. É importante reportar a queda de desempenho do backup para a empresa especializada. Ela será capaz de traçar um plano para otimizar as configurações dos servidores de backup, a fim de melhorar o desempenho do serviço. 

A Everest Ridge tem uma solução completa em Backup em nuvem gerenciado. Para conhecer, basta clicar neste link.

Deixe uma resposta