fbpx

Backup em nuvem gerenciado – Como controlar os custos com grandes volumes de dados

Backup em nuvem gerenciado – Como controlar os custos com grandes volumes de dados

Por Eduardo Meirelles, diretor comercial da Everest Ridge

Proteger os dados é uma das atividades mais importantes para que sua empresa tenha continuidade. O aumento dos dados produzidos demanda cada vez mais investimento. Mesmo com o backup em nuvem gerenciado, que é uma solução mais segura e de melhor custo-benefício, é importante controlar os custos com os grandes volumes de dados.

Mas, como é possível controlar os custos mesmo com o aumento de dados?

Pessoal
O backup em nuvem gerenciado e automatizado permite que os profissionais de TI da sua empresa não trabalhem após o expediente ou nos fins de semanas, gerando custos na folha de pagamento, com horas extras e encargos.

A solução em nuvem permite que os backups sejam programados e executados em horários específicos, automatizados, sem a necessidade da intervenção dos funcionários.

Hardware e licença
Quando você escolhe soluções como data center e HD externo, é preciso investir em dispositivos, softwares e hardwares para que o backup ocorra de forma adequada. Principalmente com grandes volumes de dados, a empresa terá um custo alto com licenças, custos de manutenção, mídias, serviços e atualização.

Com o backup em nuvem gerenciado, a empresa só precisa de uma conexão com a Internet. Os dados serão remotamente armazenados nos servidores do provedor de serviços. A empresa terá uma substancial economia.

Armazenamento
Com grandes volumes de dados, a quantidade de espaço necessário para armazenar é muito grande. Por exemplo, num data center, será preciso contratar segurança física, ambiente climatizado, com umidade e iluminação adequada, etc.

Com o backup em nuvem gerenciado, os dados serão salvos diretamente nos servidores do provedor de serviço. Isso garante uma economia de custos.

O backup em nuvem gerenciado é a melhor forma de controlar os custos, quando sua empresa tem grandes volumes de dados, pois você só paga a mensalidade que o fornecedor da solução irá cobrar.

Máquina virtual e servidor em nuvem melhoram o desempenho e efetividade do backup

Além do backup em nuvem, uma das tecnologias utilizadas atualmente são as máquinas virtuais. Elas são ambientes isolados, uma versão virtual do equipamento capaz de executar os sistemas operacionais, aplicativos, de forma compacta e simples.

Com a máquina virtual, é possível simular diferentes hardwares num único equipamento, conforme a necessidade de cada empresa. Além disso, é possível definir a capacidade da máquina virtual, de acordo coma necessidade da empresa, ou seja, mais espaço em disco, mais processador ou mais memória.

Dessa forma, a máquina virtual aumenta a flexibilidade, libera espaço físico da empresa, melhora a recuperação de falhas, reduzindo gastos. O processo da máquina virtual é realizado por meio de um software específico chamado de hypervisor. Esse software permite a execução das várias instâncias do sistema operacional ao mesmo tempo. Por consequência, isso aumenta a capacidade do processamento de sistema.

Benefícios da máquina virtual e servidor em nuvem
O uso da máquina virtual e servidor em nuvem oferece benefícios mensuráveis e reais para melhorar o desempenho e a efetividade do backup nas empresas, independente do porte. Os principais são:

-Redução de custos com hardware.
-Economia de energia.
-Maior produtividade da equipe.
-Maior sustentabilidade.
-Manutenção da infraestrutura simplificada.
-Economia de espaço físico.
-Gerenciamento centralizado dos recursos.

A máquina virtual e servidor em nuvem permitem que a empresa execute a política de backup com mais precisão, efetividade, desempenho e agilidade. Essa virtualização dos servidores faz parte da transformação digital, tornando as empresas mais competitivas.

Otimização de servidores de backup para melhora de desempenho

O servidor é um software ou computador responsável por acumular e centralizar tarefas e serviços. Dessa forma, em algum momento, sua empresa pode enfrentar algum incômodo com os servidores de backup corporativo. Problemas como falta de espaço, desempenho de hardware, configurações, fatores ambientais e velocidade reduzida podem causar queda na performance do serviço.

Para obter maior desempenho, é importante que o software de backup de dados e o sistema operacional sejam configurados adequados. Para isso, a otimização do backup é um procedimento fundamental para garantir que os arquivos, informações e dados não sejam perdidos.

Além disso, a otimização permite que os computadores executem o backup de forma mais rápida. É importante reportar a queda de desempenho do backup para a empresa especializada. Ela será capaz de traçar um plano para otimizar as configurações dos servidores de backup, a fim de melhorar o desempenho do serviço.

Segurança para backup
Os crimes cibernéticos empresariais ganham cada vez mais espaço. Hackers e malwares criam novas formas de invadir e roubar os dados das empresas. Segundo dados técnicos, quase 70% das empresas já perderam backup. Diante desse contexto, é preciso pensar em como os dados da sua empresa estarão totalmente seguros.

O backup em nuvem é a forma mais segura para copiar os dados. Ao contratar uma companhia especializada e séria, sua empresa contará com várias normas de segurança e qualidade, como a ISO 9001, que determina a rotina de backup fora da empresa.

Dados criptografados
A empresa realiza um backup completo que abrange desde as informações mais simples até os dados mais complexos como máquinas virtuais e banco de dados de seus servidores. Uma equipe específica vai monitorar as rotinas de backup diariamente.

Ao contratar o backup em nuvem, certifique-se que os dados serão criptografados, armazenados e protegidos por sistema antivírus e camadas de firewalls. Além disso, especifique qual grau de segurança os dados necessitam.

O backup em nuvem oferece ainda o melhor custo-benefício e maior comodidade de serviço.

Como gastar menos em seu backup?

O backup em nuvem é um serviço de inteligência que a sua empresa paga uma mensalidade para uma empresa terceirizada. Além de gastar menos que um backup em data center, as vantagens de contratar uma empresa especializada em backup são várias:

-Maior segurança dos dados.
-Melhor estruturação da política de backup.
-Recuperação mais rápida dos dados, em caso de falhas.
-Maior flexibilidade e mobilidade para a empresa.

Atualmente, o mercado vive a nova realidade digital com grandes volumes de dados que trafegam por plataformas diversas, dispositivos móveis e redes. Estabelecer uma política sólida de backup e contratar uma solução que garanta a segurança desses dados é uma questão de competitividade e sobrevivência para as empresas.

A importância do backup corporativo é indiscutível, pois ele reduz eventuais riscos ou falhas de descontinuidade da empresa, minimizando os impactos eventuais que poderiam representar a perda de dados ou a quebra de confidencialidade e integridade.

Fonte: InfraNews Telecom

Deixe uma resposta