fbpx

Backup corporativo, quais as melhores soluções?

Backup Corporativo

Backup corporativo, quais as melhores soluções?

Dados são cada vez mais sensíveis e é fundamental que qualquer empresa tenha uma boa política de proteção aos mesmos. E por política de proteção, entenda que o backup corporativo é a principal vertente.

 

Por mais que você tenha mecanismos de proteção, que tenha um trabalho eficiente de monitoramento de segurança, o backup é fundamental.

 

Além da proteção contra ataques, podem haver problemas como incêndios, furtos ou alagamentos, sem falar nos erros humanos, que podem danificar ou causar a perda de dados.

 

Neste sentido, o backup corporativo é primordial para qualquer empresa.

Como deve ser o backup corporativo?

 

Durante muito tempo, o backup sempre foi feito de forma local, geralmente em um servidor.

 

Porém, este é um mecanismo que pode apresentar falhas. O servidor pode ser invadido, pode queimar, ser furtado ou uma série de outros problemas. Neste sentido, a solução de backup em nuvem se transformou na melhor forma de manter a segurança de dados atualmente.

 

Naturalmente, há uma questão importante: a banda utilizada. Empresas com grande consumo e produção de dados, podem ter um custo muito elevado com o backup em nuvem, para determinadas situações.

 

Por isso, é fundamental que o backup corporativo seja pensado de uma forma estratégica, dentro das necessidades de sua infraestrutura de TI.

 

Para isso, um bom plano de redes, vai incluir também o plano de backup.

Como otimizar o backup corporativo, usando apenas os recursos necessários?

 

Dentro de um plano de backup, precisamos traçar algumas prioridades. Primeiramente e talvez a questão mais importante, é onde o armazenamento pode ser feito.

Leia também: WAF- Web Firewall Aplication, o que é, para que serve e como melhora a segurança de sua empresa

Há vários serviços de armazenamento em nuvem, escaláveis e com ótimo desempenho. Porém, é muito importante analisar seu custo-benefício. Muitas vezes, estes serviços têm pacotes prontos, com base em consumo de espaço e dados.

 

Isso faz com que na maioria dos casos, você contrate mais do que precisa em termos de espaço, gerando desperdício de recursos.

 

Nós temos uma solução diferente, onde você paga apenas pelo que utilizar. Para saber mais, entre em contato conosco.

 

Além disso, é muito importante que determinados pontos sejam trabalhados no plano de backup corporativo, para que ele seja eficiente e otimize a utilização de recursos.

 

Selecionamos os principais pontos que devem ser analisados no backup corporativo para te ajudar!

 

 

  • Versionamento

 

Muitas empresas precisam manter diferentes versões de um mesmo arquivo. Isso gera um aumento na demanda de espaço para backup. Porém, esses são casos específicos. Muitas vezes, não há esta necessidade e as empresas ainda assim, trabalham com diversos versionamentos.

 

Leia também: SIEM, o gerenciamento dos eventos de segurança

 

Isso gera um consumo desnecessário de espaço e naturalmente, de recursos. Por isso, é fundamental analisar a real necessidade de versionamentos e de que maneira eles são feitos.

 

  • Janela de backup

 

Cada empresa tem diferentes formas de trabalho. Neste sentido, a janela de backup, que é o momento onde os dados são copiados para a nuvem, precisa ser bem definida. Geralmente, a janela de backup acontece em momentos onde não há demanda de trabalho (de madrugada, por exemplo). Em outros casos, são analisados momentos de menor demanda.

  • Tempo de retenção e descarte

É importante categorizar as informações dentro da infraestrutura de TI, para que no plano de backup, seja possível estabelecer qual o tempo de armazenamento de determinadas informações.

Muitas vezes, há informações que podem ser descartadas, pois não tem mais utilidade, mas que continuam tomando espaço de armazenamento.

  • Restauração

Além de tudo o que foi citado, é importante que o plano de backup tenha também um planejamento de restauração, caso haja algum problema. Isso fará com que todos os processos sejam muito mais rápidos e eficientes.

  • Segurança

De nada adiantará um backup corporativo eficiente, se ele estiver vulnerável a invasões e ataques. É fundamental que o processo de backup seja feito de uma forma segura e controlada, para que não haja perda de dados.

Nós da Everest Ridge estamos com uma nova solução em backup corporativo, que vai ajudar sua empresa a ter muito mais segurança e desempenho.

Entre em contato conosco!

 

 

Deixe uma resposta