fbpx

Ataques DDoS no primeiro trimestre de 2020 foram mais numerosos e menos poderosos

Ataques DDoS no primeiro trimestre de 2020 foram mais numerosos e menos poderosos

Ataques DDoS no primeiro trimestre de 2020 foram mais numerosos e menos poderosos

Segundo dados da Cloudflare, os ataques DDoS ou de negação de serviço, no primeiro trimestre de 2020, se tornaram mais volumosos, porém poderosos. 

Esses ataques menores indicam que são feitos por hackers amadores e podem servir como cortina de fumaça para distrair equipes de segurança de outros tipos de ataques cibernéticos que estejam acontecendo simultaneamente. 

Durante este ano atípico de pandemia, muitas empresas precisaram alterar o modelo de trabalho dos seus colaboradores para remoto, permitiu que os ataques DDoS aumentaram quatro vezes desde o primeiro trimestre. O número de ataques no terceiro trimestre dobrou em relação ao segundo, totalizando 56% de todos os ataques sofridos por empresas. 

 

Seguindo o dinheiro

O ladrão de bancos americano Willie Sutton afirmou que roubava bancos porque era lá que estava o dinheiro. Isso também vale para os ataques cibernéticos. 

2020 teve um aumento de tráfego considerável, pelo grande volume de trabalho remoto, compras online, estudos em home office, e assim os bandidos e os ataques DDoS seguiram esse aumento.

 

Numerosos sim, poderosos nem tanto

Quase 88% dos ataques DDoS aconteceram abaixo de 1 Gbps. Mesmo assim, a Cloudfare observa que as empresas que utilizam fornecidos por ISP abaixo de 1Gbps podem sofrer consideráveis interrupções por conta desses ataques. Mesmo ataques abaixo de 500 Mbps, responsáveis por quase 85% dos ataques, são capazes de interromper ativos com redes mal protegidas. 

Grande parte dos ataques DDoS tiveram pouca duração, quase 89% acabaram em menos de uma hora. Isso releva uma estratégia dos cibercriminosos, pois ataques de curta duração podem chegar a escapar da detecção até depois de finalizarem por serviços DDoS. Esses serviços ajudam os invasores a compreenderem de que forma a segurança das empresas funcionam, antes deles lançarem ataques maiores em taxas maiores e por mais tempo de duração. 

Esses ataques de curta duração e menos poderosos foram alimentados pela popularidade crescimento dos ataques RDDos. Os ataques RDDoS duram mais ou menos 30 minutos e são acompanhados por uma nota de resgate, em que os hackers ameaça ataques em grande escala se a empresa se recusar a pagar. Muitos dessas são sofisticados e causados por grupos de crimes cibernéticos como Lazarus, Cozy Bear e Fancy Bear. 

Deixe uma resposta