fbpx

Armazenamento seguro na nuvem – cuidados a serem tomados

armazenamento seguro na nuvem

Armazenamento seguro na nuvem – cuidados a serem tomados

O armazenamento em nuvem tem ganhado cada vez mais espaço entre as empresas, devido aos múltiplos benefícios que essa tecnologia proporciona, como segurança, desempenho, economia de custos, entre outros. Mas como em qualquer solução, existem alguns cuidados a serem tomados para garantir que todos os dados armazenados estejam seguros.

 

Leia também: Como adequar sua empresa à LGPD, do ponto de vista tecnológico

 

Por esse motivo, confira esse artigo que preparamos com cinco boas práticas que irão garantir a segurança das informações armazenadas. Continue a seguir!

Armazenamento seguro na nuvem, a questão da segurança

Algumas pessoas ainda sentem um pouco de inseguras quanto à confidencialidade e inviolabilidade das informações armazenadas por meio de um serviço de armazenamento em nuvem . Contudo, é muito importante saber que as empresas responsáveis pela prestação desse tipo de serviço seguem normas de segurança rigorosas para garantir a proteção dos servidores e dos dados armazenados.

Existem vários cuidados que podem aumentar ainda mais a segurança quando se trata de armazenamento em nuvem, e é sobre isso que iremos tratar no próximo tópico.

Cuidados com o armazenamento seguro na nuvem

Possuir um serviço prestado por uma empresa qualificada é muito importante, mas existem algumas atitudes tomadas pelos usuários que podem prejudicar a segurança do sistema e as informações lá armazenadas. Para evitar esse tipo de problema, é possível adotar uma série de boas práticas na utilização do armazenamento em nuvem , como:

Criação de uma senha robusta

Por incrível que pareça, muitos problemas acabam acontecendo por conta de uma senha de acesso muito fraca. Tão importante quanto as camadas de proteção existentes no sistema, a senha possui um papel muito importante na segurança do armazenamento em nuvem . Por esse motivo, a senha deve ser complexa o suficiente para que não seja descoberta com facilidade, incluindo caracteres especiais, números, e letras maiúsculas e minúsculas. Evite a utilização de nomes de familiares, datas, e outras informações que podem ser adivinhadas por terceiros.

Duas etapas

Atualmente a maior parte dos acessos é feita com autenticação de duas etapas, e isso não é por acaso: esse tipo de autenticação garante a segurança do acesso, e evita que terceiros consigam adentrar o sistema. Dessa forma, além da senha, utilize um e-mail ou número de telefone para adentrar o sistema.

 

Leia também: Armazenamento seguro de dados, práticas fundamentais para todas as empresas

 

 

Contrate um serviço de confiança com boas práticas de armazenamento seguro na nuvem

Faz parte do processo de escolha do serviço de armazenamento ideal pra a sua empresa, identificar a confiabilidade da responsável pelo serviço. Por esse motivo, conheça o histórico e os recursos de segurança disponibilizados por ela.

Criptografia

Uma característica que deve ser observada no momento da escolha e contratação do armazenamento em nuvem, é se os dados e informações armazenadas são critoptografadas. Caso o serviço não conte com essa camada de proteção, pode ser necessário utilizar ferramentas de terceiros e até mesmo diversas senhas de acesso. A criptografia aumenta a segurança das informações e protege contra possíveis ataques e ameaças.

Revise seus arquivos

Ainda que o armazenamento em nuvem seja de grande capacidade, e não tenhamos que nos preocupar com o espaço disponível, é muito importante ter cuidado com aquilo que vai ser armazenado. Um armazenamento indiscriminado de dados e documentos pode dificultar a gestão dessas informações. Por esse motivo, é muito importante realizar uma revisão periódica dos dados armazenados, de forma a não deixar que documentos importantes e confidenciais que não precisem mais ser guardados, sejam esquecidos ou manipulados incorretamente.
Para ajudar a realizar uma gestão mais eficiente dos documentos, existem algumas práticas que podem te ajudar:

Realize uma limpeza periódica, removendo arquivos que não são mais necessários;
Organize as pastas de forma a facilitar a busca e o acesso dos documentos;
Não armazene documentos confidenciais que não sejam vitais e não tem mais utilidade para a empresa.

Está procurando por uma solução segura e inteligente para a sua empresa? Conheça as soluções da Everest Ridge agora mesmo!

Conheça nossas soluções de Storage! Clique na imagem abaixo.

Sim!
Fale conosco!
Olá! Podemos te ajudar?