fbpx

Armazenamento seguro de dados, práticas fundamentais para todas as empresas

armazenamento seguro de dados

Armazenamento seguro de dados, práticas fundamentais para todas as empresas

Cada vez mais, a segurança digital é um ponto fundamental para as empresas. Com a Lei Geral de Proteção de Dados, isso se tornou ainda mais latente. Hoje, todas as empresas, independentemente do tamanho, precisam de boas práticas de armazenamento seguro de dados. Neste sentido, há estruturas, práticas, estratégias e softwares fundamentais para isso. 

 

Para que haja um armazenamento seguro de dados, é preciso contar com uma estrutura que os proteja de invasores. Os servidores, terminais, usuários e tudo mais, precisam estar integrados em um processo de segurança digital. 

 

Leia também: Proteção contra ataques DDoS para sua empresa

 

Por isso, selecionamos algumas das partes fundamentais de um bom processo de segurança de dados neste artigo, para que você saiba por onde começar! 

Armazenamento seguro de dados, por onde começar?

 

 

  • Antivírus é fundamental para o armazenamento seguro de dados

 

Invista em um bom software de antivírus para garantir a proteção dos dados da sua instituição. Instale em todos os dispositivos que são acessados e contém informações relevantes sobre a empresa e os seus dados. É importante também sempre mantê-los atualizados, garantindo proteção contra possíveis ataques. 

 

  • Criptografia

 

Mantenha as informações sigilosas sempre criptografadas. Dessa forma, apenas uma pequena quantidade de usuários serão autorizados a acessarem, alimentarem e modificarem dados importantes. A criptografia é a codificação de dados, que impede que qualquer pessoa tenha acesso à informações sigilosas. 

  1. Monitoramento constante

Através de um processo de monitoramento e integração das ferramentas de segurança, é possível estabelecer um processo muito mais eficiente de armazenamento seguro de dados. Neste sentido, o SOC (Security Operation Center) e fundamental. 

O SOC  é um Centro de Operações de Segurança, que garante a segurança dos dados por meio de monitoramento a todos os elementos da rede, de forma eficaz e contínua. Com este serviço é possível um diagnóstico ágil de ataques e a detecção de eventuais falhas na segurança da informação antes que elas sejam atacadas. 

O SOC trabalha realizando atividades de prevenção, com boas práticas de prevenção de ataques, detectando problemas de segurança, solucionando brechas de segurança que tenham sido encontradas e fazendo o monitoramento, de acordo com o risco do negócio. 

O objetivo é garantir a saúde da rede utilizada pela sua organização e a segurança dos dados armazenados da melhor maneira possível.

 

  • Firewall

 

O Firewall funciona como uma espécie de barreira que bloqueia acessos indevidos ou maliciosos à redes da empresa. Pode ser usado como software, ou seja, por meio de um programa, ou como hardware, com o auxílio de um equipamento ligado à rede de computadores da empresa. 

Dessa forma, o firewall garante a preservação da segurança da rede de uma empresa, controlando dados que entram ou saem a partir dos computadores da empresa, conectados à internet. Assim, evita que softwares mal intencionados invadam as máquinas. É uma ferramenta essencial na segurança de dados de qualquer empresa. 

  • Backup e armazenamento otimizado

Além da proteção para evitar roubos, é importante que a empresa tenha estes dados armazenados com segurança. Backup, storage e servidores em nuvem, são fundamentais para o armazenamento seguro de dados.

 

Leia também: Protocolos de otimização de backup corporativo

Armazenamento seguro de dados deve ser uma política da empresa

O que apresentamos até aqui, são ferramentas. Mas o armazenamento seguro de dados deve ser uma política constante de qualquer empresa.

Com a LGPD, isso se torna ainda mais importante.

Quando falamos em política, estamos tratando de um programa de melhoria constante, de monitoramento, de otimização e de investimento.

Lidar com os dados das pessoas é uma responsabilidade muito grande e todas as empresas precisam lidar com responsabilidade com isso.

Tudo isso, integrado a um sistema geral de segurança digital, vai fazer com que sua empresa esteja muito mais segura contra ataques de Hackers, além de garantir a confiabilidade da rede. 

Nós, da Everest Ridge, somos especialistas neste segmento, com know how e grandes projetos executados. Caso você tenha necessidade, entre em contato com nosso time

Sim!
Fale conosco!
Olá! Podemos te ajudar?