Análise de vulnerabilidade de rede previne ataques e prejuízos

Análise de vulnerabilidade de rede previne ataques e prejuízos

Análise de vulnerabilidade de rede previne ataques e prejuízos

Muitas redes são bem construídas, possuem os parâmetros tradicionais de segurança, mas mesmo assim, quando sofrem ataques, acabam tendo grandes perdas. Isso acontece, de uma forma geral, por que o funcionamento de uma rede é complexo, envolve várias questões mais profundas. Muitas vezes, um pequeno detalhe, que no processo de criação da rede não foi levado em conta, a expõe a ataques. E é exatamente isso, que a análise de vulnerabilidade procura encontrar.

Dentro de um processo de segurança de redes, a análise de vulnerabilidade deve ser o primeiro processo.

Como funciona a análise de vulnerabilidade?

Basicamente, a análise de vulnerabilidade irá simular diferentes formas de ataque, mapear de forma proativa, as ameaças existentes e pontos da rede que possam ser a porta de entrada para invasores.

Desta forma, é possível, em um ambiente controlado, encontrar todos os pontos com falhas de segurança e que vão fazer com que seja possível ter um mapa completo dos problemas.

Independente do tamanho ou formato da rede, tem-se um mapa completo, sob o qual pode-se criar um plano de ação.

Ou seja, primeiro encontramos as fraquezas,como por exemplo, falhas no firewall ou pontos da rede que estão desprotegidos, simulando práticas comuns nos ataques e com isso, desenvolvemos as respectivas soluções.

Dentro de um processo de segurança de redes, este é um elemento fundamental. Desta maneira, com a aplicação de uma análise de vulnerabilidade, é possível trabalhar com muito mais assertividade e eficiência.

Os problemas que são apresentados pela análise de vulnerabilidade, dão o passo a passo de deficiências a serem sanadas. Isso economiza tempo, torna a segurança mais robusta e faz com que sua rede fique muito mais segura.

Porém, como existem muitas situações e simulações a serem feitas e levadas em conta, é fundamental que as pessoas que a apliquem tenham know how e saibam exatamente o comportamento que os ataques têm em comum. Desta forma, a análise será precisa e profunda.

Nós, da Everest Ridge, temos todo o conhecimento e experiência que sua empresa precisa, para ter um processo de segurança de redes muito mais eficiente. Entre em contato com nossa equipe e conheça mais sobre nossas soluções, incluindo a análise de vulnerabilidade.

Deixe uma resposta