fbpx

5 vantagens do SOC (security operations center) para monitorar as redes de sua empresa

5 vantagens do SOC (security operations center) para monitorar as redes de sua empresa

5 vantagens do SOC (security operations center) para monitorar as redes de sua empresa

Os serviços de TI evoluem cada vez mais com novas tecnologias e ferramentas digitais que otimizam a segurança da informação das empresas e reduzem os riscos e ciberameaças como phishing, malware, DDoS, ransomware, entre outros. As vantagens do SOC (security operations center), vão muito além de prevenir problemas. 

Baixe agora mesmo o E-book gratuito

Segurança de dados para empresas

 

Leia também: SOC (Security Operations Center), como ele ajuda sua empresa a ser mais segura

Nos últimos seis anos, segundo Estudo sobre Custo dos Incidentes de Segurança Ponemomos e o Relatório de Segurança da Verizon, os ataques cibernéticos aumentaram consideravelmente causando vários danos para as empresas. Diante disso, melhorar a segurança de informação nas empresas tornou-se uma prioridade para todos os setores. 

Nesse cenário, é fundamental contar com um SOC (Security Operations Center), sistema de monitoramento que centraliza as defesas, interage com o usuário remotamente e coordena tecnologias e processos. 

 

Mas afinal, o que é SOC (Security Operations Center)?

O SOC (Security Operations Center) pode ser traduzido como Centro de Operações de Segurança. Ele funciona como um verdadeiro centro de monitoramento composto por uma equipe de especialistas em segurança da informação. A equipe está dedicada a impedir qualquer tipo de violação aos dados da empresa. O SOC atua 24 horas por dia e detecta, monitora, reponde e investiga qualquer tipo de ameaça cibernética.

O principal objetivo do SOC é centralizar tudo que diz respeito a proteção de dados de uma empresa, monitorar os ativos de TI e manter o ambiente seguro. Para isso, a equipe do SOC utiliza processos e soluções tecnológicos como firewalls, sistemas de gerenciamento de eventos (SIEM), detecção de violações e sondas. 

O SOC executa de forma continuada as verificações de vulnerabilidade de uma rede, buscando fraquezas, deficiências e ameaças, antes que as mesmas se tornem um grave problema. 

O SOC desenvolve uma série de atividades. As principais são:

Prevenção – o sistema age de maneira preventiva para não colocar em riscos os dados da empresa. 

Detecção – o sistema identifica potenciais riscos nos processos e encontra maneiras para evitar essas ocorrências. 

Avaliação de vulnerabilidade – Monitoramento constante de todas as atividades para identificar, analisar e tratar qualquer vulnerabilidade. 

Respostas rápidas – o SOC propõe soluções adequadas rapidamente para que as operações da empresa não sejam prejudicadas. 

O SOC monitora todas as tarefas de rede, banco de dados, servidores, sites, terminais, aplicativos e qualquer outro sistema que esteja em uso na empresa. 

 

Vantagens do SOC

O SOC é arquitetado para que a equipe de segurança da informação possa, de maneira contínua, prevenir ataques, mitigar riscos à empresa, dar visibilidade aos gestores, responder às ameaças e lidar com qualquer tipo de incidente de segurança digital. Dentre as vantagens do SOC, estão as cinco principais:

  • Recuperação de dados

O SOC realiza várias rotinas que realizam backups constantes dos dados e também recupera ou bloqueio um DDoS rapidamente, como também outros incidentes. A recuperação de dados por meio do backup inviabiliza que as operações sejam paradas por completo na empresa. 

  • Velocidade de Resposta 

Com a implementação do SOC, os dados são monitorados 24 horas por dia, permitindo que a equipe analise e responda rapidamente a qualquer tipo de ameaça, antes que os dados sejam danificados, roubados ou criptografados. 

  • Monitoramento preciso e remoto

Uma das principais vantagens do SOC é o monitoramento contínuo, preciso, em tempo real dos ativos e logs presentes na infraestrutura da empresa, para reduzir e responder aos ataques. 

Esse monitoramento preciso de todas as tarefas e processos de TI e são feitos remotamente, não sendo necessário a presença física de qualquer membro da equipe para resolver a demanda. O monitoramento 24/7 ajuda a defender a empresa contra invasões e incidentes, independentemente da hora do dia, origem ou tipo de ataque. 

  • Redução dos custos

A implantação do SOC ajuda a empresa a reduzir custos de segurança, uma vez que não há necessidade de contratar profissionais para atuar em loco na empresa. Além disso, o SOC melhora os serviços da empresa. 

  • Análise e Auditoria

O SOC conta com ferramentas essenciais que permitem a análise forense nas redes, nos servidores, nos pontos de extremidade e nos bancos de dados da empresa. Além disso, a análise reduz riscos futuros para segurança da empresa e facilita os processos de auditoria tanto interno quanto externo. 

 

Em resumo, o SOC (Security Operations Center) é uma das melhores formas de promover a segurança da informação com eficácia na sua empresa. Ficou com alguma dúvida? Fale conosco!

Deixe uma resposta