You are currently viewing Botnet de DDoS – como ele afeta sua empresa?

Botnet de DDoS – como ele afeta sua empresa?

Quando tratamos de segurança de rede, o termo Botnet de DDoS acaba surgindo mais cedo ou mais tarde. Com o avanço dos ataques virtuais, cada vez mais empresas vem buscando formas de se proteger e garantir a segurança de suas redes e das informações que são armazenadas. Para cada nova tecnologia criada, surge também uma forma de invasão nova, colocando dados de milhares de empresas em risco.

Diante disso, precisamos entender como funciona um Botnet e como ele pode impactar a segurança da sua empresa. De maneira simplificada, um Botnet de DDoS é um computador ou dispositivo que foi infectado por um vírus e é utilizado em ataques. Com isso, um hacker consegue controlar essa máquina e fazer com que ela envie solicitações, e-mails falsos ou até mesmo vírus para outros computadores. Uma das formas mais utilizadas desse recurso é para a realização de ataques DDoS.

Assim como uma contaminação biológica, o vírus que transformam computadores em Botnet partem de um dispositivo infectado, e pode se espalhar através de vulnerabilidades encontradas na rede. Por esse motivo, é primordial reforçar a segurança de endpoints, evitando a disponibilização de pontos de acesso para esse ataque malicioso.

Os Botnets causam um grande impacto na sua empresa, como veremos a seguir.

O que o Botnet de DDoS pode causar?

Maior lentidão das máquinas

Um dos primeiros sinais de que o computador se tornou um Botnet, é que ele passa a operar com maior lentidão de desempenho. Isso acontece porque, assim como a nossa mente, o computador necessita dos seus recursos para desempenhar uma tarefa. Se esses recursos estiverem sendo utilizados em paralelo (como no caso do Botnet), ele terá mais dificuldade em cumprir requisições que antes eram simples.

Quando o dispositivo é invadido, o hacker direciona a capacidade do computador para cumprir os seus comandos e demandas, causando uma queda considerável na velocidade do processador.

Roubo de ID

As contas existentes nesse computador podem ser utilizadas para envio de spam e e-mails maliciosos, como é o caso dos e-mails que estiverem logados nessa máquina. Esses e-mails geram uma cadeia de contaminação, fazendo com que os seus contatos, ao confiarem no remetente, também tenham seus computadores infectados.

Maior consumo de energia elétrica

Em grandes empresas, o aumento repentino no valor da conta de energia elétrica pode ser um sinal de que as máquinas estejam sendo operadas indevidamente. Mesmo que você desligue todos os computadores à noite, os hackers possuem controle total sobre eles, podendo ligar e utilizar essas máquinas quando desejarem.

Ou seja: além de operar os computadores de forma simultânea com os usuários legítimos, eles também o fazem quando as máquinas estão desligadas, fazendo com que o consumo de energia seja superior ao esperado.

Roubo de dados

Uma vez que os invasores tem pleno acesso aos computadores de uma empresa, fica muito fácil acessar informações e dados confidenciais ali armazenados. Com esses dados em mãos, eles podem exigir o resgate dessas informações, com um ataque do tipo Ransomware, ou indisponibilizar os serviços da empresa com um ataque DDoS.

Esse tipo de ataque, além de gerar grandes prejuízos para o negócio, também causa um impacto negativo na marca, que deixará de atender inúmeros consumidores, ou sofrerá com o vazamento de dados sensíveis de clientes, parceiros ou fornecedores.

É muito importante contar com soluções eficientes para evitar que o primeiro contato seja feito, pois além de ser de difícil identificação, esse problema pode causar grandes prejuízos para a sua empresa.