You are currently viewing 8 vantagens armazenamento de dados em nuvem

8 vantagens armazenamento de dados em nuvem

Cada vez mais as empresas têm adotado o armazenamento de dados em nuvem. Esse serviço fornece maior escalabilidade, aumenta a eficiência do trabalho, reduz custos operacionais a longo prazo. Essa ferramenta permite que os gestores acessem as informações corporativas de qualquer parte do mundo. 

Leia também: Como funciona o Storage Cloud para empresas?

O armazenamento de dados em nuvem permite reduzir perdas de dados, reduzir ciberataques e outras ações que diminuam os riscos empresariais. Além disso, esse armazenamento oferece diversas funcionalistas. Neste artigo, conheça as principais vantagens que as empresas podem obter utilizando o armazenamento de dados em nuvem. 

O que é armazenamento de dados em nuvem?

As empresas precisam fazer todos os dias a coleta, armazenamento e análise de dados. Para gerenciar e processar isso tudo, é importante usar recursos que sejam eficientes. 

O armazenamento de dados em nuvem é o uso de uma plataforma remota para automatizar processos, armazenar e gerenciar informações. Além disso, é possível limitar o acesso dos usuários, conforme o nível de segurança de cada colaborador. 

O uso dessa ferramenta está cada vez mais presente no mundo corporativo. Atualmente, 92% das empresas já usam o serviço de armazenamento de dados em nuvem, seja ele de forma privada ou pública. 

Com essa ferramenta, é possível manter as informações seguradas e consultá-las rapidamente. 

Como funciona o armazenamento de dados em nuvem

Há duas formas de armazenar dados, utilizando nuvem privada e pública. 

Leia também: Storage Cloud empresarial, vantagens e benefícios

Essas nuvens públicas possuem alta disponibilidade grande capacidade de funcionamento. Elas apresentam pouco problemas técnicos que podem provocar perda de dados. 

Além desses storages públicos, as empresas podem montar sua nuvem privativa própria para armazenar seus dados. Essas nuvens privadas protegem as informações utilizando anti-vírus, firewall, criptografia de dados, por meio de acesso com autenticação por login e senha. 

As nuvens privadas podem oferecer diversos serviços como armazenamento, edição de documentos, compartilhamento de arquivos, vídeos, fotos, por meio de um plano mensal ou anual. 

Vantagens do armazenamento de dados em nuvem 

O uso da ferramenta do armazenamento de dados em nuvem traz muitas vantagens para as empresas. Conheça as principais:

  • Mobilidade

O uso da ferramenta de armazenamento de dados na nuvem proporciona maior mobilidade para as atividades rotineiras. Dessa forma, gestores e usuários podem acessar os arquivos de qualquer lugar, utilizando apena a conexão de internet. 

  1. Redução de custos e uso de dispositivos

Com o armazenamento em nuvem, as empresas reduzem custos com datacenters físicos e dispositivos como HDs externos. Dessa forma, o gestor economiza em espaço e custos de armazenamento, pessoal e segurança. 

  1. Instalação simplificada

A maioria dos computadores, smartphones, tabletes já contam com browsers capazes de permitir a configuração dos serviços de armazenamento, o que dispensa configurações e instalações mais complicadas. 

  1. Recursos personalizados

Os planos pagos oferecem recursos personalizados de acordo com a necessidade da empresa. Numa nuvem privada, é possível utilizar a infraestrutura da companhia, incluindo equipamentos próprios que fornecem menos custos, mais facilidade na implementação e maior flexibilidade. 

  1. Escalabilidade

Empresas que fornecem o serviço de armazenamento de dados em nuvem atraem seus clientes com promoções, planos anuais, serviços iniciais gratuitos e contratações básicas. 

O ponto positivo é que as contratações podem ser atualizadas e melhoradas conforme a necessidade cresça do cliente. A Escalabilidade em nuvem pode ser por segurança. Processamento e capacidade. 

  1. Segurança

O armazenamento em nuvem fornece recursos avançados de segurança, garantindo que os dados sejam manipulados e armazenados com bastante segurança, como criptografia e controle de acesso. 

Além disso, os recursos de segurança podem ser personalizados de acordo com a empresa. 

  1. Maior performance

O armazenamento de dados em nuvem permite o desenvolvimento de projetos colaborativos, uma vez que diferentes equipes podem acessar os arquivos. Com essa colaboração, há aumento de performance nos trabalhos. 

  1. Multi-Tenancy

O armazenamento de dados em nuvem é projetado para multi-tenancy, com recuperação, cobrança e segurança de dados atrelados. Metadados personalizados, criptografia integrada, códigos de remoção são recursos oferecidos pelo multi-tenancy.

O armazenamento de dados em nuvem é uma realidade para várias empresas. Se você ainda tem dúvida sobre adotar essa ferramenta, entre em contato com nossos consultores.