You are currently viewing Como o cabo submarino entre Brasil e Portugal irá impactar a internet no Brasil

Como o cabo submarino entre Brasil e Portugal irá impactar a internet no Brasil

A internet via fibra ótica é um dos grandes marcos tecnológicos das últimas décadas. Neste sentido, as melhorias nesta solução, trazem cada vez mais, estabilidade e velocidade aos usuários.

Um dos marcos importantes destas melhorias, é o  cabo submarino de fibra ótica entre Brasil e Portugal, o EllaLink. Ele foi inaugurado no início deste mês e vai melhorar consideravelmente a qualidade da internet no Brasil.

Isso acontece, pelo fato de este ser o primeiro cabo de alta capacidade a ligar os dois países.

De acordo com esta reportagem, haverá um aumento importante, na qualidade e estabilidade da internet no Brasil.

Serviços profissionais, bancários e financeiros, cloud, jogos e tudo que depende de baixa latência, terá um ganho muito grande. Além disso, o cabo da EllaLink ainda será usado em instituições de pesquisa e redes corporativas.

Basicamente, este novo cabo traz duas melhorias significativas:

  • Alta velocidade e baixa latência.  Ou seja, o tempo que a informação leva para sair de um ponto e ir até o outro, será ainda menor. Isso é fundamental para serviços financeiros, cloud, jogos e outras atividades. Transmissões ao vivo, também ganharão muito mais desempenho.
  • Segurança: a conexão direta entre Brasil e Portugal diminui riscos, já que os dados não precisam passar por equipamentos de outros países, como os Estados Unidos.

O cabo foi projetado e tem a capacidade de transmissão de 100 TBs por segundo. O tempo de latência será de menos de 60 milissegundos.

Para explicar melhor como tudo isso funciona, nosso diretor comercial Eduardo Meirelles, entrevistou o Rafael Lozano – Country Manager da Ellalink. Veja a entrevista: