Nuvem híbrida e as tendências de segurança digital

A infraestrutura e ambientes de nuvem híbrida estão se tornando cada vez mais a escolha ideal para diversas organizações.

Uma evidência disso é o fato de que cerca de 39% das empresas já utilizam a nuvem híbrida para suas operações de negócios. E no decorrer de 2021, este número só tende a aumentar. Com diversas vantagens, a nuvem híbrida trata-se de um ambiente que tira proveito de uma mistura de serviços locais, da nuvem privada e da nuvem pública para dar às empresas mais flexibilidade e opções de escolha no que diz respeito ao processamento de informações com maior velocidade e agilidade através da ativação da nuvem. Além disso, a nuvem híbrida pode até mesmo melhorar a postura de segurança da empresa, quando empregada da maneira correta.  Outra vantagem é o fato de permitir que as empresas melhorem sua escalabilidade e controle, ao mesmo tempo em que fortalece sua segurança e gerenciamento de riscos para se manterem ágeis e competitivos.

 

No entanto, adotar um ambiente de nuvem híbrida vem com seu próprio conjunto de desafios exclusivos e requer um planejamento cuidadoso, além de uma estratégia quanto às políticas e procedimentos de segurança. A segurança proativa da nuvem deve estar na vanguarda de todas as empresas que buscam minimizar os riscos de segurança e, ao mesmo tempo, aproveitar ao máximo os benefícios da nuvem híbrida.

 

Melhores práticas para segurança de nuvem híbrida

 

Embora aplicar um ambiente de nuvem híbrida possa ser desafiador, ter em mente essas práticas recomendadas pode ajudar as empresas a empregá-lo de da maneira mais suave e segura possível.

 

Interoperabilidade e configuração segura

 

Ao projetar um plano de nuvem híbrida, uma empresa geralmente deve trazer novas plataformas e tecnologias junto com as existentes. Esta, por sua vez, é uma das vantagens de uma nuvem híbrida: ser capaz de colher os benefícios da flexibilidade e escalabilidade da nuvem enquanto continua usando as tecnologias existentes. 

 

Uma nuvem híbrida segura permite que as empresas aproveitem ao máximo sua infraestrutura existente ao mesmo tempo em que adotem a flexibilidade e escalabilidade da nuvem. Embora existam desafios, tudo se resume a ter o conhecimento para identificar e implementar as soluções certas.