Operadoras de Telecom vivem momento positivo para atração de novos investimentos

De acordo com o relatório do Banco Safra, a dinâmica da indústria de telecomunicações apresentou melhorias, tanto no âmbito regulatório, quanto das empresas do ramo De acordo com os analistas que conversaram com a alta administração da TIM, Vivo e da Anatel, o ambiente para investimento é bastante positivo. Conforme especialistas, a implantação da fibra no negócio fixo e da rede 5G no móvel, trouxe também grandes oportunidades de investimento.

 

Tanto a TIM quanto a VIVO, mantiveram as suas recomendações de Outperform (desempenho esperado acima da média do mercado). Houve uma significativa melhora na capacidade de operação durante o Lockdown para a TIM, se comparado aos resultados de 2020, e a expectativas é a de que os números para o segundo semestre sejam igualmente fortes.

 

Esses resultados são reflexo de iniciativas implementadas pela companhia, como o ajuste de preços para o pós-pago e os projetos de venda do controle da FiberCo, que irá contribuir para a expansão da rede de banda larga fixa da empresa. Além desses fatores, a empresa também conta com iniciativas em novos negócios que podem atingir receitas de R$ 100 milhões ainda esse ano, o que pode contribuir com um grande crescimento da companhia. A TIM planeja estabelecer um fundo para startups do ramo, gerando, também, novas parcerias.

 

Assim como a TIM, a VIVO também apresenta um cenário bastante positivo, começando com as adições liquidas do primeiro semestre desse ano. Somente em janeiro, a empresa obteve uma adição de 500 mil clientes de rede móvel. Seguindo essa lógica de crescimento, é esperado que a empresa continue entregando uma margem Ebitda acima dos 40%, principalmente devido ao crescimento dos serviços de fibra. 

 

Além disso, a VIVO ampliou a sua parceria comercial com a CDF, de forma a aumentar sua oferta de serviços de suporte. O Banco Safra disponibilizou um relatório sobre a tese de investimento da operadora, com enfoque na incorporação de ativos da Oi.