As soluções BOC, NOC e SOC são usadas na disponibilidade de TI e na segurança de dados. Para que as empresas sem mantenham ativas, sem falhas, transtornos, problemas técnicos e ataques cibernéticos, é fundamental manter a disponibilidade de TI.
A empresa quando sofre alguma instabilidade nos seus sistemas e fica inativa gera grande perdas. O downtime (custo da inatividade) acontece com o superaquecimento dos servidores ou quando uma porta de um switch tem algum problema. Os equipamentos parados impactam diretamente nos lucros e na produtividade das empresas.
Garantir a segurança da informação e a disponibilidade de TI não é uma tarefa fácil. Preservar o acesso aos dados e realizar uma manutenção preventiva e eficaz são tarefas que auxiliam na sustentação das atividades da empresa. Pensando nisso, é fundamental que as empresas tenham soluções que monitorem as vulnerabilidades e as impeçam.
Leia também: Tipos de redes corporativas e suas principais aplicações
Princípios básicos da segurança da informação
A segurança da informação tem 3 princípios básicos: disponibilidade, segurança e confidencialidade. O primeiro pilar é essencial para dar sustentabilidade a toda segurança dos dados e informações.
A infraestrautura de TI deve estar sempre disponível para identificar e combater ameaças e ataques e manter sua funcionalidade para atender as demandas e a escalabilidade dos negócios.
Para manter a disponibilidade de TI na sua empresa e garantir a segurança da informação, é fundamental contar com as soluções de BOC, NOC e SPC para monitorar as telecomunicações e evitar problemas como o downtime. Veja a diferença entre essas soluções.
BOC – Business Operation Center
O BOC, numa tradução livre, é o Centro de Operações Empresariais que atende as necessidades das empresas para melhorar a performance das transações.
Ele é uma solução de TI que mantém a gestão centralizada, controlada e inteligente, mesmo com todos os diferentes tipos de componentes: nuvem, segurança, equipamentos, backup, etc. O BOC integra funções administrativas, operacionais e de monitoramento de TI, com objetivo de gerenciar de uma forma automatizada os processos dos negócios.
As principais características do BOC são:
- Monitorar e gerenciar ambientes híbridos e elementos externos;
- Automatizar a área de TI;
- Tornar os colaboradores mais eficientes e com melhor desempenho;
- Detectar de forma automática os ativos de computador;
- Gerenciar o serviço desk;
- Monitorar tudo que não foi monitorado anteriormente;
- Entregar dados ao gestor para tornar mais rápida e eficaz sua tomada de decisão.
NOC – Network Operations Center
O NOC ou Centro de Operação de Rede é um ambiente para gerenciar as redes de comunicação priva e pública, de maneira centralizada. Ele monitora aos serviços de redes, baseado nos softwares e recursos usados pela empresa.
Ao monitorar e analisar os dispositivos de rede, o NOC é focado na performance e disponibilidade da segurança da informação. Com isso, a empresa consegue detectar, evitar e solucionar falhas em roteadores, computadores, gateways e outros dispositivos essenciais para o funcionamento da infraestrautura de TI.
As principais funções do NOC são:
- Analisar a latência I/O;
- Verificar o consumo RAM, storage e CPU dos equipamentos virtuais;
- Mensurar a performance dos picos de consumo e aplicativos;
- Medir o consumo dos links de dados;
- Identificar a quantidade de usuários logados em um determinado site, aplicativo ou rede.
O principal objetivo do NOC é manter toda a rede ativa e funcionando sem comprometer a performance.
SOC – Security Operations Center
O Centro de Operações de Segurança – SOC é uma plataforma capaz de registrar qualquer tipo de imprevisto ou problema de segurança da informação, incluindo processos, pessoas e tecnologia.
O SOC monitora a segurança da informação de forma contínua. Ele detecta, preveni, armazena, monitora, verifica, responde e analisa qualquer tipo de imprevisto ou problema de cibersergurança, a fim de evitar ameaças digitas que comprometam a infraestrutura de TI da empresa.
Leia também: Monitoramento de segurança de redes, como ele pode prevenir ataques em sua empresa
O SOC oferece vários benefícios. Entre eles estão:
- Melhora na detecção e tratativa dos problemas de segurança de informação;
- Monitoramento e análise contínua dos dados;
- Redução dos riscos, por meio de um controle contínuo e proativo das ameaças;
- Integração do sistema de segurança com outras ferramentas;
- Respostas rápidas e otimizadas aos ataques cibernéticos.
Entendeu como o BOC, NOC e SOC ajudam a garantir a segurança da informação e a disponibilidade de TI para sua empresa? Fale com nossos consultores e conheça mais sobre essas soluções.