Backup empresarial, como manter seus dados seguros com um investimento adequado

Os ataques de roubo de dados são cada vez mais comuns e ninguém está protegido deles. Neste sentido, uma das principais políticas de segurança digital que uma empresa deve ter, é justamente contar com um backup adequado. Neste contexto, as soluções de backup empresarial, focados em cenários de empresas no geral, são fundamentais para quem busca proteção e segurança.

 

Leia também: Backup gerenciado, uma ferramenta de desempenho e segurança

 

Mas antes de falar mais sobre as soluções de backup empresarial, é importante entender alguns conceitos.

 

Mas afinal, o que é backup empresarial ou corporativo?

 

O backup empresarial é um procedimento de armazenamento de dados, a fim de garantir uma cópia protegida e segura das informações. Atualmente, o backup corporativo é a forma mais confiável de prevenir perdas e armazenar os dados da empresa.

Toda informação que a empresa gera no curso de suas atividades é considerada um dado corporativo. São eles:

  • Dados de estoque;
  • Registros de funcionários;
  • Cadastros de produtos e clientes;
  • Dados de vendas e compras;
  • XML´S das notas fiscais eletrônicas;
  • Dados financeiros como contas a pagar e receber;
  • Banco de dados;
  • Demais sistemas auxiliares em geral.

Esses dados variam de acordo o ramo e o porte de empresa para empresa, mas todos eles são essenciais para promover a continuidade das atividades do negócio e precisam ser protegidos.

 

 

Esses dados armazenados previsão ser monitorados com frequência, para garantir que os arquivos permaneçam em segurança e não se tornem um problema para a empresa. Há várias situações que podem causar perda de dados, as principais são: incêndios, recuperação falha, bugs no sistema, invasões, falhas de equipamentos, desastres naturais, falhas de usuários, entre outras.

Se o backup corporativo não é feito da forma correta, pode acarretar mais problemas, trabalho e custos a empresa. Por isso, o backup corporativo deve ser realizado por profissionais capacitados, a fim de evitar que os arquivos da sua empresa sejam atingidos por hackers, ataque de vírus e outras ameaças cibernéticas.

A importância do backup empresarial

 

Até alguns anos, muitas pessoas diziam que o mundo ia acabar em papel. Com a revolução digital, empresas vivem uma nova realidade, em que tudo se transforma em dados. A importância de se investir em soluções e seguras para o backup corporativo parte dessa transformação.

Atualmente, dados são como um ativo empresarial e precisam ser tratados e preservados como algo de valor para o negócio. A continuidades das empresas dependem da integridade, confiabilidade e disponibilidade do fluxo de dados que são produzidos diariamente.

Leia também: WAF- Web Firewall Aplication, o que é, para que serve e como melhora a segurança de sua empresa

Imagina o prejuízo que seria para sua empresa o vazamento de dados para a concorrência; ou a perda de informações sobre um cliente; ou a ausência de informações corporativas que são fundamentais para um processo judicial, entre outros exemplos. Perder dados pode ocasionar problemas administrativos, financeiros, operacionais, representando um ônus significativo para o negócio.

 

Principais vantagens do backup corporativo/empresarial

Dessa forma, é essencial estabelecer políticas de armazenamento de dados e de segurança. O backup empresarial tem várias vantagens para o seu negócio. As principais são:

Facilidade de acesso: A maioria dos sistemas de backup corporativo são armazenados em nuvem, facilitando o acesso dos executivos em qualquer dispositivo.

Maior segurança: Dados são armazenados e transmitidos com criptografia de última geração.

Escalabilidade: A quantidade de dados aumenta com o passar do tempo e com o backup corporativo é possível gerenciar o espaço necessário para armazenar esses dados.

Recuperação de dados: Mesmo diante de um risco como falha de equipamento, o backup corporativo recupera os dados de maneira fácil e rápida.

Custo-benefício: Sua empresa não precisa ter custo operacional com equipe, treinamento, salário, espaço físico, etc. Todo o desenvolvimento do backup corporativo pode ser realizado por uma empresa especializada em tecnologia de informação.

 

Como escolher a melhor solução de backup?

 

Há muitas variáveis a serem analisadas. Primeiramente, é a análise da própria infraestrutura da empresa.

Como ela é desenhada? De que forma os dados são armazenados e classificados? Que dados são mais ou menos importantes?

Fora esta análise, é preciso encontrar uma solução, como a que a Everest Ridge oferece, que traga segurança, velocidade, escala e preço atrativo, para quem busca pagar apenas pela utilização real.

Para completar, é fundamental que a solução traga mais produtividade e eficiência para a equipe de TI e não o contrário.

A Everest Ridge pode ajudar sua empresa a estar mais segura, através de nossas soluções de backup integrado.

Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossas soluções!

Deixe um comentário